A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta quarta-feira (dia 14), para outorga do título de “Cidadão Paraibano” ao advogado Fábio Andrade Medeiros.
- A homenagem foi proposta pelo presidente da “Casa de Epitácio Pessoa”, deputado Adriano Galdino, que ressaltou os relevantes serviços prestados pelo advogado ao Estado.
A solenidade reuniu agentes públicos, magistrados, gestores estaduais, familiares e amigos do homenageado.
- O presidente Adriano Galdino parabenizou Fábio Andrade pelo título de cidadania e destacou que, além de uma homenagem, tornar-se paraibano de direito traz também responsabilidades para com o povo da Paraíba.
“O título de cidadania é tão importante como o título de nascimento. E até mais valioso, porque ao nascer você não escolhe, mas você pode se fazer filho pelo trabalho, pelo carinho, pelas ações”.
- “Foi exatamente isso que o nosso querido Fábio Andrade fez. O seu trabalho como advogado, a sua dedicação às causas e, principalmente, o amor pela Paraíba, faz dele um cidadão paraibano legítimo”, ressaltou Galdino.
O deputado Wallber Virgolino parabenizou o advogado pela homenagem.
- “Esse Título de Cidadão é um compromisso, é uma responsabilidade. Fábio Andrade, além de um grande jurista, um grande advogado, foi um excelente procurador do Governo do Estado. Ele soube dialogar com a Assembleia Legislativa, soube respeitar as diferenças”, disse o parlamentar.
Nascido em Picos, no Piauí, em 12 de abril de 1977, Fábio Andrade Medeiros mudou-se para João Pessoa em junho de 1990.
- Além de atuar como advogado, dedicou-se ao magistério em diversas instituições de ensino superior, compartilhando seu conhecimento e experiência com as futuras gerações de profissionais do Direito.
Ele também foi procurador-geral do Estado.
- “Muita gratidão ao presidente por ter proposto o título, muita gratidão a todas as deputadas e a todos os deputados que votaram pela aprovação, e também ao governador João Azevedo que sancionou. Para mim é uma honra muito grande ser paraibano de fato e de direito, pois agora eu sempre digo que sou piauiense de nascimento e paraibano de coração”, destacou o homenageado.
Também participaram da sessão o deputado João Gonçalves; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Nominando Diniz; o vice-prefeito de João Pessoa Leo Bezerra; o Corregedor Nacional Adjunto do Conselho Federal da OAB, Delosmar Mendonça; o secretário de Estado de Infraestrutura, Deusdete Queiroga; o secretário de Estado de Planejamento, Gilmar Martins; o secretário da Fazenda, Marivaldo dos Santos; o presidente da Cagepa, Marcos Vinicius; o desembargador Fred Coutinho; o procurador-geral do Estado, Fábio Brito; e o ex-governador Roberto Paulino.
Mais sobre o homenageado
Fábio Andrade tem sua trajetória acadêmica notável, tendo concluído o curso técnico de Edificações na Escola Técnica Federal da Paraíba em 1994, seguido pela graduação em Direito na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 2001.
- Durante sua passagem pela UFPB, destacou-se como líder estudantil, exercendo cargos como Coordenador Geral do Diretório Acadêmico Lyda Monteiro e Secretário Geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), entre outras importantes contribuições.