A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta quinta-feira (dia 15), os títulos de cidadania paraibana aos professores universitários Elisângela de Oliveira Inácio, Jaimar Medeiros de Souza, Jacqueline Echeverría Barranco e Paulo Roberto Palhano Silva.
- A solenidade, proposta pela deputada estadual Cida Ramos (PT), aconteceu no plenário da “Casa de Epitácio Pessoa”, e contou ainda com a presença do vereador de João Pessoa, Marcos Henriques, além de estudantes, amigos e familiares dos homenageados.
Ao homenagear os docentes, a deputada Cida Ramos fez questão de destacar a relevância do papel do professor, não só para a disseminação do conhecimento, mas, principalmente, para o fortalecimento da democracia.
- A parlamentar ressaltou que os homenageados merecem o justo reconhecimento por dedicarem suas vidas a levar o saber àqueles que buscam aprender.
Natural de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, Jacqueline Echeverría Barrancos chegou à Paraíba em 1982 para cursar Administração na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
- A assistente social e docente da UFPB, Elisângela de Oliveira, tornou-se paraibana oficialmente, mas fez questão de destacar que seu coração sempre foi deste Estado.
“Vim aos 14 anos e meus descendentes são daqui. Certamente, papai e mamãe estariam muito felizes em me ver, hoje, recebendo a cidadania paraibana, onde tenho raízes profundas”, comemorou a professora.
- A docente é natural do Rio de Janeiro e veio para a capital paraibana há 35 anos, onde exerce, desde 2009, a função de professora associada do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba.
Já o professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba, Jaimar Medeiros de Souza, é natural do Rio Grande do Norte.
- O professor Paulo Roberto Palhano Silva, da UFPB, afirmou que a solenidade proposta pela deputada Cida Ramos e realizada pela Assembleia Legislativa marca um dia histórico não só para os homenageados, mas para o Estado, que, através dos representantes do povo, presta uma homenagem a uma categoria tão merecedora de reconhecimento, que é o magistério.
Paulo Palhano também é nascido no vizinho Estado do Rio Grande do Norte.
- É possível acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões, visitas técnicas, reuniões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.