Conferencista Coronel EB (Exército Brasileiro) Wellington Corlet dos Santos* ao lado do Presidente da APENGE, engenheiro Sérgio Rolim.
- Palestra patrocinada pela Academia Paraibana de Engenharia (APENGE), a ser realizada no dia 27 de agosto de 2024, terça-feira, às 18 horas.
Endereço:
Auditório do Littoral Hotel
Av. Cabo Branco, 2172, Cabo Branco
CEP 58045-010, João Pessoa, PB
- *Curriculum Vitae (Resumé)
- Aspirante de Infantaria e Bacharel em Ciências Militares, pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Resende – RJ, 1989.
- Bacharel em Direito, pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande – MS, 2002.
- Curso de Comando e Estado-Maior, pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro – RJ, 2008.
- Mestre em Ciências Militares, com ênfase em História Militar, pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro – RJ, 2008.
- Comandante de Companhia no Batalhão Força de Paz brasileiro na 3ª Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola (UNAVEM III), em 1997.
- Vice-Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, Regional Campina Grande (ANVFEB / Campina Grande – PB), entre os anos de 2004 a 2006.
- Chefe de Estado-Maior da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), em Caçapava – SP, em 2012.
- Oficial de Operações do 2º Batalhão Força de Paz brasileiro na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH), entre 2011 e 2012.
- Integrante da comitiva do Exército Brasileiro no “6º Encuentro Internacional de Historia sobre la Guerra de la Triple Alianza – Paraguai”, em 2014.
- Desde 2020, é Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, Regional Mato Grosso do Sul (ANVFEB/MS).
- Autor de diversos trabalhos publicados (três livros e diversos artigos em livros, revistas, jornais e páginas na Internet).
- Associado correspondente de três Institutos Históricos e Geográficos Brasileiros, da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira e da Academia Petropolitana de Letras.
- Recebeu várias condecorações, entre outras: Medalha das Nações Unidas, Medalha do Mérito da FEB, Mato Grosso do Sul e Medalha Mascarenhas de Moraes da Associação Nacional dos Veteranos da FEB e o Prêmio Ambassadeur Littéraire (Embaixador Literário) do Institut Cultive Suisse-Brésil, Éditions Cultive. Genebra, 2024.