A Paraíba recebe esta semana uma missão do Conselho Nacional de Direitos Humanos, que vem verificar os impactos das usinas de energias renováveis (fazendas de espelhos solares e células fotovoltaicas, além de torres de captação da força eólica das rajadas de vento em áreas contínuas permanentes, no Curimataú e sertão paraibano) afetando as comunidades tradicionais, como nos municípios de Santa Luzia e Nova Palmeira, por exemplo.

  • Confira, abaixo, o roteiro detalhado.

MISSÃO CLIMÁTICA
PERNAMBUCO/PARAÍBA

  • Saída 29/8/24 (quinta-feira)
    Sairemos da Sede da DPU em Recife às 7h (Rua Manoel Borba, 640 – Boa Vista) com destino ao município de Buíque para encontrarmos o povo da etnia Kapinawá atingidos pelo Parque eólico.
  • Chegaremos no território dos Kapinawá por volta das 13h30 e a atividade lá está prevista entre 14h e 17h. Seremos recebidos e acolhidos pelo Cacique Robério que atualmente está no Programa estadual de Proteção aos Defensores de DH e Edmilson da Cáritas.
  • DESCANSO
    Sairemos de Buíque (Kapinawá) por volta das 17h30 rumo ao Hotel (que ainda estamos decidindo) em Arco Verde para descanso, alimentação e abastecimento dos veículos.
  • 30/8/24 (sexta-feira)
    Sairemos do Hotel em Arcoverde por volta das 7h do dia 30/08 com destino ao município de Caetés e a previsão de chegada lá é por volta das 9h. Lá teremos atividade no sítio Sobradinho das 9h até as 12h para dialogar com a população afetada pela construção de 02 parques eólicos e o indicado seria almoçarmos no próprio sítio antes de voltar para a estrada. Referência Edmilson Cáritas.
  • DESCANSO
    Sairemos do Sítio Sobradinho em Caetés por volta das 14h em direção ao Município de Santa Luzia na Paraíba para descanso (deslocamento de aproximadamente 5h30), alimentação e abastecimento de veículos. A sugestão é que fiquemos na Pousada Recanto da Serra (a confirmar).
  • 31/8/24 (sábado)
    Sairemos da Pousada em Santa Luzia no dia 31/08 às 7h em direção à Usina Aywu onde faremos uma breve parada apenas para observar o complexo de energia solar instalado naquele local e em seguida visitaremos pela manhã o Quilombo da Pitombeira lá também estarão conosco representantes do Assentamento Novo Horizonte.
  • Após a atividade da manhã, voltaremos para o centro de Santa Luzia onde almoçaremos e em seguida nos deslocaremos para o Quilombo Talhado Santa Luzia, ambos territórios são atingidos pelo complexo híbrido de energia solar e eólica. Lá a pessoa de referência para a atividade será José Anchieta (CERSA). Ao final das atividades, voltaremos para a Pousada Recanto da Serra em Santa Luiza para alimentação e descanso.
  • 01/9/24 (domingo)
    Sairemos da Pousada Recanto da Serra em Santa Luzia as 7h do dia 01/09 em direção ao município de Nova Palmeira (via Picuí) onde chegaremos por volta das 9h para atividades no Quilombo do Abreu durante toda a manhã. Quem nos orientará nesta atividade será a Vanúbia (CPT/PB). Ao final desta atividade, sairemos as 14h rumo à Recife.

NOTA DO REDATOR – A missão só terminará oficialmente na próxima segunda-feira (dia 02 de setembro).

  • A programação será concluída com uma audiência pública para discutir os resultados das visitas com a presença de representantes das comunidades impactadas, autoridades governamentais e parlamentares.

A audiência ocorrerá na Defensoria Pública da União (DPU-PE), localizada no Edifício Empresarial Progresso, na Avenida Manoel Borba, 640, Boa Vista, no centro do Recife.

  • A comitiva do CNDH será composta pela presidenta do Conselho, Marina Dermmam, do Instituto Cultivar, e dos conselheiros André Carneiro Leão, da Defensoria Pública da União (DPU), e Edna Jatobá, do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop), além da relatora especial professora Verônica Gonçalves (UnB).

Além disso, a missão contará com a participação de várias entidades, como a:

  1. Comissão Pastoral da Terra (CPT),
  2. Cáritas Brasileira NE2 (CBNE2),
  3. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),
  4. Universidade de Pernambuco (UPE),
  5. Universidade Federal da Paraíba (UFPB),
  6. Projeto Dom Quixote,
  7. Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA),
  8. Fiocruz,
  9. Ação social Diocesana de Patos (PB),
  10. Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH-PB) e a
  11. Fundação Margarida Maria Alves.

Leave a comment