O Governo do Estado da Paraíba, através da Fundação Casa de José Américo, convidou o escritor e desembargador Marcos Cavalcanti para, como palestrante, participar do Seminário em Homenagem ao Sesquicentenário do Escritor, Poeta e Jornalista Carlos Dias Fernandes, ex-diretor do jornal estatal “A União” no começo do século passado.
- Data: 21 de outubro de 2024 (segunda-feira)
- Horário: 9h00
- Local: Auditório da Fundação Casa de José Américo
- Endereço: Av. Cabo Branco, nº 3336 – João Pessoa/PB.
O presidente da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário da Paraíba e presidente da Academia de Letras, Ciência e Artes do Vale do Mamanguape (ALCA), Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, é especialista na vida e obra de Carlos Dias Fernandes por uma razão simples: ambos são conterrâneos, um do outro, obviamente.
- “Como desembargador, venho disseminando e interiorizando essa cultura. Já publicamos dez livros da coletânea Comarcas Paraibanas. Aqui, em Mamanguape, em 2017, com outros pares, fundei a Academia de Letras”.
“Por esse motivo, venho visitando cidades, debatendo, fazendo crítica literária e estudando grandes romancistas, poetas e escritores”, justificou o Desembargador Marcos Cavalcanti.
- O presidente da ALCA enfatizou, ainda, que Carlos Dias Fernandes está para Mamanguape, em sua grandeza, como, Augusto dos Anjos está para Sapé e José Lins do Rêgo está para Pilar, ou seja: paraibanos que se destacaram no Brasil, na literatura e na cultura.