Formado em Psicologia pela UEPB – Universidade Estadual da Paraíba e com mestrado e doutorado, Rangel Júnior foi Vice-Reitor da UEPB de 1996 a 2000 e Magnífico Reitor de 2012 a 2020.
- Seu nome completo, de batismo e registro em cartório é Antonio Guedes Rangel Júnior, atualmente professor universitário aposentado, poeta-cantador e escritor, oriundo de Juazeirinho, cidade localizada no Cariri paraibano.
Nos anos 1980/1990, Rangel Júnior discursava nos palanques políticos-eleitorais em Campina Grande, em prol das causas sociais.
- Na época, era além de professor universitário, sindicalista e filiado ao PCdoB.
Seu curso de Mestrado foi feito na UFC – Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza.
- Concluiu seu doutorado na UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Foi líder do movimento estudantil da antiga FURNE (Fundação Universidade Regional do Nordeste), em Campina Grande, sempre conciliando suas atividades acadêmicas com shows locais e apresentações musicais em palcos de outros Estados brasileiros.
- Agora, no aniversário de 160 anos de Campina Grande, que foi fundada em 1º de dezembro de 1697 (com o nome de Vila Nova da Rainha), tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864, ele homenageia o povo campinense.