• O presidente do diretório estadual do MDB na Paraíba, Senador da República e Vice-Presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), anunciou nesta quarta-feira (dia 16) que a posição do MDB paraibano em relação ao 2º turno das eleições municipais em João Pessoa é de “livre escolha” para os filiados do partido.

Com isso, os emedebistas pessoenses ficarão à vontade sobre em quem fazer opção de votar para prefeito neste 2º turno.

  • A decisão foi tomada após Veneziano manter conversas, em Brasília-DF, com o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva; com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann; e com o ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha.

Além disso, como presidente estadual do MDB-PB, Veneziano disse que ouviu todos os que participaram do processo eleitoral no 1º turno, quando o partido indicou a filiada Amanda CSI para compor a chapa ao lado do candidato Ruy Carneiro. Ele lembrou que, em João Pessoa, o MDB reelegeu o vereador Milanez Neto, e agradeceu aos que participaram e colaboraram para que, em toda a Paraíba, o MDB pudesse alcançar resultados que reposicionaram a estratégia política da legenda, com a eleição de 23 prefeitos, 32 vice-prefeitos e mais de 250 vereadores.

  • Veneziano lembrou que para este 2º turno em João Pessoa, o partido teria três opções.

A de apoio ao candidato Marcelo Queiroga foi logo descartada, pelo fato dele ser o principal representante do ex-Presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL).

  • “Com todo o respeito à figura do ex-ministro Marcelo Queiroga, ele não poderia contar com nossa participação”.

“Ele tem o nosso respeito e o meu reconhecimento pessoal, mas representa, ao lado de seu grupo, tudo o que é antagônico aos conceitos do MDB, aos nossos posicionamentos e à defesa intransigente que nós fazemos, ao lado do presidente Lula, pela nossa democracia, pelas nossas instituições, por políticas públicas sociais e por desenvolvimento econômico”.

  • As outras opções para os militantes, eleitores e filiados emedebistas da Capital.

Lembra Veneziano, que poderiam ser a de apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena logo de cara, em primeira instância, sem nem pestanejar ou parar para refletir sobre a conjuntura política e pensar na melhor opção ou dar autonomia e o poder de livre decisão aos integrantes, correligionários e simpatizantes do MDB.

  • MANTIDO APOIO À REELEIÇÃO DO PREFEITO BRUNO EM CAMPINA GRANDE

“Claro que não há nenhuma alteração na nossa posição político-eleitoral em Campina Grande. Estamos envolvidos e engajados desde o início com a campanha de Bruno Cunha Lima”, explicou Veneziano.

  • O senador campinense deu detalhes de sua agenda nesta reta final da campanha municipal na “Rainha da Borborema”.

“Agora no 2º turno também. Estou voltando par Campina nesta quinta feira, dia 17, para fazer os meus últimos gestos da atual campanha, porque sempre gosto de fazer minhas caminhadas. Portanto, não há nenhuma alteração na coligação entre as siglas da chapa que compõem politicamente e fazem parte da coligação UNIÃO POR AMOR A CAMPINA, formada pelos partidos UNIÃO, PODE, AVANTE, MDB, PRD, SOLIDARIEDADE, PSDB e CIDADANIA”.

  • VOTO LIVRE MENINADA

“E foi esta a opinião que prevaleceu, a de que o MDB, diante desse cenário posto, dê aos seus defensores, àqueles que participaram do processo e que tem o entendimento da realidade local, a livre decisão de fazerem as suas escolhas”.

” Esse é o nosso sentimento e é em respeito aos princípios que sempre caracterizaram o MDB, de poder democratizar e coletivizar as nossas decisões, que o partido tem se mostrado crescente e haverá de continuar a ser essa legenda em nosso país”.

Veneziano ressaltou ainda que toda a discussão para a tomada de decisão passou, também, pelos contatos mantidos em Brasília.

  • “Evidentemente essa decisão se deu após os contatos que eu, pessoalmente, mantive com o presidente Lula. Os senhores e as senhoras bem sabem da relação que temos com o presidente, que é pessoal, antes mesmo de ser uma relação política e institucional”.

“Conversei também com a presidente Gleisi Hoffman e com o ministro Alexandre Padilha e todos eles entenderam a posição do MDB em João Pessoa”.

  • VEJA ABAIXO O PRONUNCIAMENTO DO SENADOR VENEZIANO SOBRE O VOTO LIVRE EM JOÃO PESSOA:

Leave a comment