O professor paraibano Francisco de Sales Gaudêncio foi reeleito para compor o Conselho Deliberativo do “Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento”, que é considerado uma das mais importantes instituições mundiais dedicadas à pesquisa científica e ao avanço tecnológico, mantendo representações em diversos países espalhados pelos cinco continentes do planeta Terra.

  • A escolha de Sales Gaudêncio para o Conselho Diretor do “The International CELSO FURTADO Center for Development Policies”, que tem sede na Av. Rio Branco, nº 124 – Edf. Edson Passos, 13º andar, sala 1304, no centro da cidade do Rio de Janeiro-RJ, aconteceu no último dia 15 deste mês, por meio remoto, a partir de um formulário eletrônico preenchido com a participação de 50 associados votantes.

Para a Diretoria-Executiva foi eleita uma chapa única, composta por Carlos Pinkusfeld Monteiro Bastos, como Presidente, por unanimidade.

  • A Ata de Apuração Eleitoral está assinada presencialmente por Claudio Miranda Correa (Secretário) e Marina Monteiro Machado (Pela Comissão Eleitoral).

Sales possui graduação em Direito pela Universidade de João Pessoa (1993), Licenciatura Plena em História pela Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras (1977), Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2003); Pós-Doutorado em História pela Universidade de São Paulo (2013), com ênfase em Legislação Patrimonial e Pós-Doutorado em Direito Constitucional pela Universidad de Santiago de Compostela (2019), na Espanha.

  • Atualmente é professor da Universidade Federal de Pernambuco e também da Universidade Federal da Paraíba.

Membro Efetivo da Academia Paraibana de Letras (ocupando atualmente o cargo de vice-presidente) e do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP).

  • Tem experiência na área de História Econômica, com ênfase em História da Formação Econômica do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas:
  1. história regional,
  2. nova história cultural,
  3. biografia social de personalidades históricas com ênfase em personalidades brasileiras, e
  4. preservação patrimonial (Legislação de Proteção ao Patrimônio Cultural e Ambiental).

  • Exerceu vários cargos executivos no Estado da Paraíba:
    Presidente da Fundação Casa de José Américo (FCJA);
    Presidente da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (FUNESC);
    Diretor Executivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP);
    Secretário de Estado da Educação e Cultura da Paraíba, por duas vezes, em momentos diferentes.
  • Ele é considerado hoje um dos maiores biógrafos em atividade, em todo o território brasileiro.

Leave a comment