- A tarde do dia 6 de outubro marcou um belo encontro dos jovens estudantes de Metodologia da História da UFPB e alguns outros colegas de Graduação e Mestrado com o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), a secular e sempre renovada instituição cultural do nosso Estado.
Na valiosa e movimentada programação, iniciamos com a gentil recepção do Presidente Jean Patrício, seguida pelo debate sobre os 200 anos da Confederação do Equador (ocorrida em 1824, no Brasil Império de Dom Pedro I), com preciosas falas de Josemir Camilo e Flávio Brito na mediação de Thomas Bruno.
- Em seguida, Flávio Brito conduziu uma visita guiada às instalações do IHGP, mostrando a riqueza de seus acervos e de sua vasta produção intelectual.
Toda a atividade sempre acompanhada com a presteza e competência de Adonai Lacerda.
- Na parte final, foi dado o “start” para a Oficina com Documentos da Câmara Municipal da Paraíba, reunindo cerca de 200 ofícios expedidos e recebidos pela Câmara entre 1824 e 1829, com os mais diversos assuntos, que mostram um inestimável panorama das lutas políticas e do cotidiano na velha cidade e na antiga Província, nos anos que se seguiram à Confederação do Equador.
Os trabalhos se dividirão em sete blocos temáticos, organizados em pastas com nomes provisórios de:
- “As Vésperas da Confederação”,
- “A Querela do Médico Francês”,
- “A Intriga do Beija Mão”,
- “As Ordenanças da Paraíba”,
- “Administração Camarária”,
- “A Governança Municipal” e
- “Eleições Gerais e Representação Provincial”.
- Nas próximas semanas, os grupos se dividirão entre a elaboração dos trabalhos e as apresentações.
“Penso que será uma experiência bastante qualificada e divertida, que permitirá aos iniciantes na profissão uma experiência no trato com documentação primária”, diz o professr Ângelo Emílio.
- “Como já disseram Milton Nascimento, Ronaldo Bastos e Beto Guedes, a moçada já está com o pé na estrada e nada será como antes, amanhã. Que venha uma nova geração de historiadores”, comemora.
“Gratos à acolhida do Instituto e que tenhamos outras ocasiões como essa”, finaliza o professor Ângelo Emílio.
- Ainda houve sorteio de livros de Josemir Camilo e Flávio Brito entre os estudantes presentes.