Representantes do Projeto de Aprimoramento do Modelo e Atenção na Rede de Saúde (AMAR), vinculado ao Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), visitaram, na segunda-feira (dia 14), a Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, e o Hospital Distrital Dr. José Gomes da Silva, em Itaporanga, para o alinhamento das instalações das obras de reforma e ampliação das duas unidades no Sertão paraibano.
- Durante a agenda, que se estendeu pelos turnos da manhã e da tarde, a equipe do Projeto Amar dialogou com a direção-geral e administrativa da Maternidade Peregrino Filho e do Hospital Distrital de Itaporanga, e com coordenadores das instituições, além de representantes da construtora responsável pelas obras (Virtual Engenharia Ltda), para o esclarecimento de normas de conduta e protocolos que devem ser seguidos durante o período de reforma nas duas unidades integrantes da rede estadual de saúde.
Para a coordenadora-geral do Projeto AMAR, Rosa Márcia, a visita in loco foi bastante produtiva.
- O gerente de Obras do Projeto AMAR, Rafael Rabelo, destacou a importância desse diálogo com os gestores para garantir que as obras sejam executadas de forma segura, célere e com o mínimo possível de intercorrências nos serviços oferecidos à população.
“Esse é o momento em que nós orientamos as diretorias para o que deve ser feito junto aos colaboradores dos hospitais durante o processo de construção e reconstrução da estrutura física, e da adequação dos serviços dessas unidades”, explicou.
- A diretora-geral da Peregrino Filho, Séfora Cândida, avaliou a visita como uma agenda positiva.
Já a diretora-geral do Hospital Distrital de Itaporanga, Shirleyanne Brasileiro, também destacou a importância da reunião para o alinhamento de protocolo junto às equipes do hospital.
- Juntas, as duas intervenções somam um investimento de, aproximadamente, R$ 34 milhões – financiados com recursos oriundos de contrato entre o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
As obras, quando concluídas, vão beneficiar a população de mais de 100 municípios da região do Sertão e Alto Sertão, sendo 89 cidades contempladas com os serviços da Maternidade Peregrino Filho e 18 municípios contemplados pelo Hospital Distrital de Itaporanga.