Detalhe do interior do Templo, preparado para a Sessão e o Templo Menor do GOB-PB, local onde ocorreu a solenidade

Numa emotiva sessão, na qual compareceram familiares dos homenageados, a Academia Paraibana de Letras Maçônicas (APLM), instalada na cidade de João Pessoa (PB), realizou Sessão Solene de  FLAMARION TAVARES LEITE e VALTER BARBOSA LIMA, na tarde do sábado, dia 17 de agosto, no Templo Menor do GOB-PB (Grande Oriente do Brasil), situado no Altiplano do Cabo Branco.

A Mesa Diretora dos Trabalhos, composta pelo atual presidente e também pelo presidente de honra, além do presidente emérito, seguida da apresentação do Cálice da União Fraternal, durante a Sessão Fúnebre

  • Os acadêmicos Flamarion e Valter faleceram quando ocupavam respectivamente as Cadeiras de Nº 23 e Nº 20 daquela Casa de Letras.

Os necrológios foram apresentados pelos confrades Antonio Flávio Toscano Moura (Flamarion Leite) e Hermance Gomes Pereira (Valter Barbosa), trazendo momentos de grande emoção pela lembrança das participações daqueles irmãos nas sessões acadêmicas e em suas vidas familiares e profissionais.

Antonio Toscano faz a saudação em memória do confrade Flamarion Leite e Hermance Gomes saúda o confrade Valter Barbosa

  • A realização da Sessão Póstuma é norma regimental da Academia, e somente após a sua realização é que se declara a vacância da Cadeira então ocupada pelo falecido.

Antes do término da sessão, o acadêmico José de Lima Machado, presidente da APLM, comunicou que a Cadeira de Nº 23, que anteriormente tinha o maçom Benjamin Constant como Patrono e que foi ocupada por FLAMARION TAVARES LEITE, passará a tê-lo como Patrono.

  • De igual modo, a Cadeira Nº 20, cujo patrono era o maçom Joaquim Nabuco, passará a ter VALTER BARBOSA LIMA como Patrono, numa demonstração inequívoca da vontade de perpetuação dos nomes destes insignes membros que muito honraram a Academia.

O percurso do Caminho da Saudade, tanto na 1ª Prece, quanto na 2ª Prece

  • Quem foram os Homenageados:

O ilustrado confrade Flamarion Tavares Leite, Grau 33 REAA, foi ex-Presidente da APLM no biênio 2014/2016; empossado no dia 22/abril/2006 para ocupar a Cadeira Nº 23, patroneada pelo maçom BENJAMIN CONSTANT.

  • Professor Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ministrou as disciplinas de Direito Internacional Privado, Lógica Jurídica e de Filosofia do Direito nas Universidades Federal e Estadual da Paraíba, autor de diversos livros em sua área de atuação, era também Membro da Academia Paraibana de Letras Jurídicas e servidor da Secretaria de Estado da Receita.

O confrade Valter Barbosa Lima, Grau 33 REAA, um dos fundadores da Academia, ocupava a Cadeira Nº 20.

  • Militar da Reserva do Exército Brasileiro, graduado no posto de Capitão R1; Bacharel em Ciências Contábeis pela UFPB; foi iniciado em 16.03.1973; pertencia ao quadro da ARLS Augusto dos Anjos Nº 1858 (GOB-PB), Loja onde exerceu o Veneralato no biênio jun/97 a jun/99; ex-presidente do Pecúlio Maçônico (PEMA), Deputado Estadual na PAEL-PB, dentre outras relevantes funções, tanto no Simbolismo como nos Altos Graus.

Foi condecorado com a comenda da Estrela da Distinção Maçônica.

A APLM:

Fundada aos 20 de agosto de 2004, a Academia Paraibana de Letras Maçônicas tem sede na cidade de João Pessoa (PB), e conta com um quadro social constituído exclusivamente de maçons das 3 (três) potências regulares instaladas no Estado da Paraíba, distribuído em 33 (trinta e três) cadeiras, numeradas e patroneadas por um maçom, estando, atualmente, com o quadro de 29 (vinte e nove) cadeiras ocupadas, restando 4 vagas.

  • MAIS IMAGENS DA SESSÃO SOLENE DE HOMENAGEM PÓSTUMA:

A Cadeira de Flamarion, Nº 23 e a Cadeira de Valter, Nº 20

A cunhada Roseane, esposa do atual presidente da APLM, entrega buquê de flores e foto emoldurada para a cunhada Judith, viúva de Valter

Leave a comment