Alunos do terceiro período do curso de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participaram de uma Oficina de Iniciação à Pesquisa, nestas quinta-feira (dia 24) e sexta-feira (dia 25), utilizando documentos históricos encontrados da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), datados de mais de 200 anos.

  • Manuscritos de mais de 200 anos, que já foram catalogados e digitalizados, estão sendo manuseados por alunos do curso.

De acordo com o professor do curso de História, Ângelo Emílio Pessoa, o material examinado provocou muito movimento e descobertas por parte dos grupos de alunos da disciplina de Metodologia da História.

  • Eles estão envolvidos em uma Oficina com os documentos da Câmara de João Pessoa, referentes aos Ofícios expedidos e recebidos entre 1824 e 1829, que é um contexto de intensas disputas políticas em pleno processo de consolidação da Independência do Brasil e do Estado Imperial, com as dinâmicas locais interagindo com as conjunturas mais gerais.

Dessas investigações emergem dos velhos papéis – e de outras fontes que serão buscadas e leituras adicionais realizadas – questões como os antecedentes imediatos da Confederação do Equador e seus rebates, as formas de governança local, os conflitos políticos envolvendo as autoridades (em acirradas querelas com o Ouvidor, o Presidente da Província e um Médico francês), os desafios da administração cotidiana da cidade, as forças militares, as eleições, etc.

  • Os mais de 100 documentos foram divididos em sete blocos temáticos a serem trabalhados pelos grupos.

“No início, houve algum susto. Afinal, o que fazer diante de um amontoado de papéis aparentemente sem nexo? Como tirar alguma história plausível dali? E os desafios de entender uma escrita às vezes árida e de difícil decifração?”, relata o professor.

  • “E o entendimento de alguns termos muito peculiares àquela época? Como organizar os dados coletados e relacionar com o conhecimento historiográfico disponível? Enfim, os desafios de colocar a mão na massa em uma experiência básica de pesquisa”.

Ângelo detalha seu trabalho junto com a equipe de pesquisadores:

  • “Durante toda a pesquisa em sala de aula, eu, o Estagiário em Docência Hugo Hatakeyama e o Monitor Enzo Vieira circulamos entre os grupos, trocando idéias, pensando juntos algumas hipóteses, sugerindo leituras adicionais ou caminhos de elaboração dos trabalhos”.

“Foi uma feliz coincidência, porque, entre 2019/20, Enzo – ainda como estudante do IFPB e Hugo – então graduando em História – participaram de Oficinas similares, o que permitiu uma interação mais efetiva com os grupos”.

  • A elaboração dos trabalhos seguirá nas próximas semanas, em particular com cada grupo separadamente (com reuniões presenciais ou remotas) ou coletivamente em sala de aula, até às apresentações dos resultados finais.

 

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