A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta terça-feira (dia 29), em alusão ao Outubro Rosa e para outorga do Certificado “Quem Ama Cuida” a Organizações Não-Governamentais, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em benefício das mulheres no Estado.
- O evento, proposto pelo deputado estadual Adriano Galdino, presidente da Casa de Epitácio Pessoa e a Bancada Feminina, aconteceu no plenário “Deputado José Mariz”.
A deputada Camila Toscano presidiu o evento, secretariada pelo deputado Tovar Correia Lima.
- Também participaram da sessão as deputadas Drª Paula, Francisca Motta e Cida Ramos; e a advogada Rosana Gadelha, Secretária da Comissão Permanente de Direitos da Mulher da ALPB.
Ao abrir os trabalhos, Camila Toscano explicou que neste ano a Comissão resolveu “fazer algo diferente”, destacando a entrega do Certificado como forma de homenagear, parabenizar e reconhecer o trabalho das ONGs que atuam na prevenção e no tratamento das mulheres com câncer, “trazendo os holofotes da Assembleia para essas instituições que trabalham com mulheres que lutam ou lutaram contra o câncer”.
- A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, destacou a importância da iniciativa da Assembleia Legislativa em homenagear as instituições sociais que cuidam dos direitos e da saúde da mulher em nosso Estado.
“Quem ama, cuida, e merece reconhecimento. E é isso que essas entidades fazem e que estão sendo reconhecidas, através deste Certificado do Poder Legislativo Estadual, em reconhecimento pelo belo trabalho que elas realizam”.
- A prefeita reeleita de Pocinhos, Eliane Galdino, que representou o seu marido, o deputado Adriano Galdino, presidente da Casa, ressaltou que a Assembleia Legislativa faz um trabalho brilhante, especialmente em relação às questões que tratam das mulheres.
“E, no caso especifico da prevenção do câncer de mama e dos direitos dessas mulheres, o reconhecimento ao trabalho das ONGs é fundamental. Eu fico muito feliz por estar aqui participando dessa sessão que é mais do que especial e dedicada a uma causa tão nobre”, destacou.
- A presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL), Manuelly Toscano, disse que a ALPB, num momento de grande felicidade, “está homenageando grandes mulheres da sociedade que têm projetos sociais grandiosos em prol de vítimas de violências e mulheres em vulnerabilidade”.
Para Leandra Dias, presidente do Instituto Poderosas em Ação, o reconhecimento é motivo para se alegrar. “Eu tive um câncer de mama em 2019 e assim formamos o grupo e hoje somos quase 200 mulheres cuidando umas das outras”, enfatizou.
- O diretor da Organização de Apoio, Combate e Defesa de Mulheres contra o Câncer de Mama, sediada em Bayeux, Washington Lucena Menezes, parabenizou a ação da Assembleia, afirmando que esse apoio do Poder Legislativo a essas entidades “é mais do que necessário para todas as entidades, que trabalham pela prevenção e tratamento das mulheres com Câncer”.
Por sua vez, Josivânia de Sousa Araújo Bandeira, do projeto Amparar, do município de Mamanguape, expressou sua emoção com a homenagem, afirmando que ao reconhecer o trabalho desenvolvido pela entidade, a Assembleia reforça a necessidade “de um cuidado essencial com as mulheres com câncer de mama, que cada dia aumenta mais”.
- Já a representante do Instituto de Apoio aos Portadores de Câncer de Solânea, Ana Lúcia dos Anjos Pereira, ressaltou a atuação da Assembleia Legislativa nas questões de interesse das mulheres.
Foram agraciadas com o Certificado “Quem ama Cuida”, as seguintes entidades:
- o Projeto Amparar,
- a Associação “Mãos que Ajudam”,
- a Rede Feminina de Combate ao Câncer,
- a Associação “Mãos que Acolhem”,
- a Associação Castelo de Mulheres,
- o Instituto de Apoio aos Portadores de Câncer,
- o Instituto Poderosas em Ação, e
- a Organização de Apoio, Combate e Defesa das Mulheres Contra o Câncer de Mama.
Também prestigiaram o evento, a desembargadora Agamenilde Dias, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB); a defensora pública-geral do Estado, Madalena Abrantes; a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, na oportunidade representando o governador João Azevêdo; a delegada Maria Sileide da Azevedo, coordenadora-geral da Delegacia de Atendimento à Mulher, da Polícia Civil do Estado da Paraíba; e a advogada Ezilda Melo, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PB.