A Ponte das Três Ruas, em João Pessoa, no Bairro dos Bancários, com o nome do professor e engenheiro Serafim Rodriguez Martinez, foi construída com recursos próprios do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB), órgão do Governo do Estado, no valor de R$ 15.438.818,12.
- A obra liga o Bairro dos Bancários ao anel externo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A Homenagem justa ao querido Dr. Serafim veio exatamente exaltar uma figura que tanto fez pela Paraíba e principalmente pelo próprio DER e pela UFPB.
Em ambas instituições, ele chegou a ocupar os cargos mais altos e concluir trabalhos de grande magnitude.
A lei que confirma o nome do professor Serafim foi um ato do poder executivo, uma decisão particular aprovada na Assembleia Legislativa por unanimidade, com movimento encabeçado pelo Deputado João Gonçalves, admirador antigo do Dr. Serafim que defendeu a causa justa e nobre perante seus colegas parlamentares.
- A ponte é considerada uma das intervenções mais importantes na mobilidade urbana da cidade.
A obra promete desafogar o trânsito e valorizar os imóveis da região.
- A Prefeitura de João Pessoa, também com recursos próprios, construiu o Parque das Três Ruas, que transformou o local em um espaço de lazer, convivência e prática esportiva.
Feliz Coincidência, pois a rua central das ditas “Três Ruas” leva o nome do economista, filho do professor Serafim, Antônio Gumercindo Falcão Rodriguez, funcionário da antiga Saelpa e que tantos projetos de eletrificação ajudou a implantar na nossa Capital.
- A Lei que define o nome da rua foi sancionada pelo Prefeito Cícero Lucena que acatou, com muito carinho, o projeto de Lei do Vereador Marcílio do HBE.
A inauguração desta sexta-feira (dia 1º de novembro) demonstra claramente o sucesso da parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura de João Pessoa, que muito além de estruturas físicas, reconhece a importância de valorizar dois grandes e ilustres homens da nossa terra.