- Este ano, o 22º Fepac faz homenagem ao maestro, compositor e professor doutor do Instituto Villa-Lobos da Unirio, onde leciona nos cursos de graduação e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais (Proemus), Eduardo Lakschevitz.
De acordo com o maestro Eduardo Nóbrega, “Lakschevitz contribui diretamente no crescimento nacional e internacional do festival. Desde a primeira vez que veio como coordenador da Funarte, em 2007, ficou fascinado com a proposta do Fepac e passou a participar frequentemente do evento, tanto como regente, quanto como palestrante”, lembrou.
- Além de trabalhar junto, Lakschevitz disponibiliza suporte e propaga o evento para várias partes do Brasil e do exterior.
“Ele também foi a ponte para formação de um convênio firmado, em 2018, entre a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade de Syracuse onde contou com a presença dos professores/doutores daquela instituição de ensino”, finalizou o coordenador.
- Quem é Eduardo Lakschevitz
Iniciou sua atividade como compositor a partir da necessidade de construção e adaptação de repertório coral, ao longo de três décadas de trabalho como regente de coros escolares, universitários, religiosos e comunitários.
- Dedica-se à composição de peças para coros de todas as idades, em diversas formações.
Seus arranjos e composições corais têm sido gravados por grupos no Brasil, Estados Unidos, Venezuela, Eslovênia e México.
- E vêm sendo publicados pelas editoras Rioarte, Oficina Coral, Alliance Music, Colla-Voce, Carus Verlag e Carl Fischer.
- John Warren (Syracuse) e Felipe Reznik (hand pan)
O 22º Fepac traz ainda o maestro e professor doutor da Universidade de Syracuse (USA), John Warren, para participar do festival como regente e conhecer a prática coral realizada no nosso Estado.
- Já o músico e professor, Felipe Reznik (RJ), especialista no Brasil no instrumento musical ‘hand pan’ (panela de mão), vai ministrar oficina de percussão sobre o instrumento, no Departamento de Música (DEMUS) da UFPB, na sexta-feira (22) a partir das 14h, na Sala Radegundis Feitosa.