• Homenagem: Paulo de Jesus
    “(…) A todos os Mestres e Mestras, Caboclos e Caboclas, Orixás masculinos e femininos, a todas as entidades do panteão africano pela força e energia nos momentos de aflição. (…)”

Paulo de Jesus
(Agradecimento no Trabalho de Conclusão de Curso “O Maracatu Nação Pé de Elefante e sua rede cultural: religiosidade, sociabilidade, identidade e diversidade”, defendido por Paulo de Jesus, em 2015, no Campus de Rio Tinto, com a presença de pessoas da Nação Pé de Elefante).

  • Dia 26 de Novembro, 19hs, Central de Aulas do Campus IV/Rio Tinto.

SESSÃO ESPECIAL DE HOMENAGEM (In memoriam), seguida de Mesa Redonda:

  • Paulo de Jesus e os primeiros filmes da graduação em Antropologia de Rio Tinto.

Sessão em alusão ao dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de Novembro).

  • Paulo Ricardo Pizzani de Jesus (1958-2024) obteve o título de Bacharel em Antropologia pelo curso da UFPB/Rio Tinto em 2015.

Residente na Paraíba desde 2006, acompanhou de perto a história do Campus IV no litoral norte, onde também trabalhou como servidor administrativo.

  • Durante o tempo em que esteve com a gente, foi um grande companheiro de seus colegas e professores.

Os estudos de antropologia visual lhe serviram de estímulo para filmar e montar, de forma independente, obras fílmicas relacionadas à sua atuação como músico percussionista, em especial nas tradições do Maracatu, tema de suas pesquisas.

  • Paulo, além de se tornar realizador, inclusive dirigindo, produzindo e montando o filme que é parte integrante de seu Trabalho de Conclusão de Curso, defendido em 2015, também colaborou com diversos colegas, especialmente na montagem de filmes para TCCs, ao longo do período em que o Laboratório de Antropologia Visual Arandu não podia ainda contar com um servidor técnico.

Em 2015, por ocasião do Encontro de Saberes na UFPB, com a presença do professor José Jorge de Carvalho (UnB), realizou um filme juntamente com Oswaldo Giovannini Jr. (professor do curso de Bacharelado em Antropologia), em dedicação a Mestras e Mestres das tradições de matriz africana na Paraíba.

  • Nesta sessão especial em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, queremos expressar nossa gratidão e reconhecimento ao Paulo (In memoriam), principalmente por suas contribuições aos primeiros filmes de graduação em Rio Tinto, tema da mesa redonda que será composta após a exibição de filmes de TCCs e homenagens enviadas por colegas e familiares.

Nosso agradecimento especial à Ana Margarida dos Santos de Jesus (viúva) e ao filho Kenneth Olusegun Dornelles de Jesus, pela colaboração na preparação desta homenagem.

  • Embora tenhamos conseguido fazer contato com a maioria das pessoas que contou com a colaboração de Paulo (em realizações fílmicas para o curso), não foi possível contatar todas as pessoas que foram colegas de Paulo ao longo da sua graduação.

(as quais poderão entrar em contato conosco, a qualquer tempo, pelo email avaedoc@gmail.com, caso queiram enviar uma mensagem para esta sessão, a qual será posteriormente incorporada neste sítio eletrônico).

  • Celebramos assim a vida de Paulo de Jesus e sua presença conosco em Rio Tinto.

Participações confirmadas: Antônio Soares, Carla Geroncio, Danilo Farias, João Mendonça, Luana Maia, Marco Aurélio Paz (orientador do TCC de Paulo), Mércia Lima, Oswaldo Giovannini Jr e Verônica Guerra (participações em modalidade híbrida: presencial e online assíncrona).

  • Filmes do canal de Youtube de Paulo de Jesus: clique no link abaixo para acessar também outros conteúdos relacionados ao tema em estaque. 

Basta marcar, copiar e colar na janela superior do seu navegador.

  • https://www.youtube.com/@pauloricardopizzanidejesus2707

Homenagem: Paulo de Jesus

https://www.youtube.com/@pauloricardopizzanidejesus2707

Leave a comment