A solenidade de posse dos primeiros integrantes da Academia Paraibana de Direito aconteceu na noite desta sexta-feira passada (dia 06), no Auditório Master do UNIESP, localizado às margens da BR-230 (Estrada de Cabedelo).

  • O professor e escritor Josinaldo Malaquias fez a saudação aos acadêmicos, declarados imortais, a partir de agora.

Quinze acadêmicos tomaram posse, dentre os 19 membros efetivos da APD, conforme Nominata de Patronos e suas respectivas cadeiras, constante abaixo.

  • Malaquias ressaltou a importância do Direito na manutenção do regime democrático e que a APD é um espaço de reflexão para o estudo e aprofundamento do conhecimento jurídico.

“Por isso, não se pode perder o caráter de altivez e repúdio ao autoritarismo, em todos os sentidos”, declarou.

  • Josinaldo ainda ressaltou o exemplo dos patronos, citando as atuações de Joacil de Brito Pereira, do ministro Abelardo de Araújo Jurema e do procurador-de-justiça e professor universitário José Pedro Nicodemos.

Falaram em seguida o Presidente da OAB-PB, Harrison Targino e o representante do governador, jurista Caio Tibério Caiaffo.

  • O presidente da APD, Boisbaudran Imperiano, encerrou a sessão, após a entrega de medalhas e diplomas aos acadêmicos presentes, recém-empossados.

Ressaltando que Harrison Targino, presidente reeleito da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba) recebeu a Comenda de Honra ao Mérito da Academia Paraibana de Direito.

  • Esta é a primeira vez que a comenda foi concedida a uma autoridade do mundo jurídico, marcando um momento histórico na cronologia da APD.

  • Fotos de Antônio David

Leave a comment