- Nesta terça-feira (17/12) será apresentado, em três formatos (escrito, em áudio e em vídeo), o relatório da pesquisa A Periferia Que Influencia a Paraíba.
A pesquisa foi realizada em parceria entre as produtoras No Ar Para Somar, Gaya Duo e Maré, com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Paraíba lançado em 2023.
- O projeto foi idealizado após os organizadores tomarem conhecimento que Escurinho Badauê, Solange Cavalcante e Elioenai Gomes, três importantes ativistas negros de referência na Paraíba e fora dela, são “crias” da Rua do Rio, em Cruz Armas.
Tárcio Teixeira, coordenador da pesquisa pela Produtora No Ar Para Somar, diz que ao conhecer esse fato pensou:
- “Tem mais nas águas desse Rio, essas três potências, de gerações diferentes, no mesmo local, deve ter uma explicação para isso, e fomos buscar”.
A pesquisa revelou aspectos importantes do processo de urbanização da Capital, coletivos e indivíduos que vão além dos limites da Rua do Rio, princípios que guiaram e guiam a periferia.
- É de lá a mais antiga escola de samba da Paraíba, o grupo carnavalesco campeão, o envolvimento da família da Vereadora Marielle Franco no ativismo social e cultural.
A apresentação da pesquisa e o vídeo com seu resultado serão expostos no salão da Capela da Comunidade São Sebastião, às 19h30, do dia 17 de dezembro (nesta terça-feira).
- No Ar Para Somar
- Gaya Duo
- Produtora Maré