• Depois de fazer um giro por Roma (Itália) e Dubai (Emirados Árabes Unidos), aproveitando o recesso natalino e também o feriadão de final do ano, a escritora Ana Paula Cavalcanti retorna a João Pessoa para lançar sua candidatura à vaga do jornalista Carlos Aranha, na Academia Paraibana de Letras.

Aranha faleceu recentemente, no dia 11 de novembro de 2024.

  • Ele ocupava desde o ano de 2009, a cadeira de nº 29, cujo patrono é José Rodrigues de Carvalho.

Ana Paula é uma das fundadoras da Confraria Sol das Letras, criada em 2013.

  • Publicou um romance, “A nudez de Laura”, depois um livro de contos, “Vidas”, em edição bilíngue e, mais recentemente, “A marca de um cheiro”.

Ela também é integrante da ABROL (Academia Brasileira Rotária de Letras).

  • PRODUÇÃO LITERÁRIA

Um passado longínquo tomando conta dos seus pensamentos.

  • O hoje urgente, se fazendo presente em cada revés que a vida lhe impõe.

Laura, uma mulher de cinquenta anos consegue encontrar energia para encarar “ um sentimento incontrolável” que “toma conta se seu corpo e espírito” e, desse modo, decide encarar a saga em busca de um novo relacionamento, se envolvendo perdidamente com Jorge.

  • Esta é a engrenagem motriz que move o enredo do primeiro romance de Ana Paula Cavalcanti: “A nudez de Laura”, Editora Delicatta (2013).

Gênero: Literatura e ficção. Conto
Subgênero: Romance brasileiro
Número de páginas: 184
Capa: artista plástico naif Clóvis Júnior

“Vidas” foi publicado em 2018 pela Editora Soul, em inglês (Lives) e português, com ilustrações de Soco Freire (tem 180 páginas e é classificado em nível internacional como Gênero: Literatura e ficção e Subgênero: Conto brasileiro).

  • São 21 histórias curtas que prometem arrebatar o leitor, seja pela leveza, pela singularidade dos personagens ou pelos retratos sensíveis da realidade que a autora esboça.

O livro foi ilustrado pela artista plástica brasileira radicada em Miami, Soco Freire em Edição bilíngue – português e inglês.

  • A MARCA DE UM CHEIRO (tatuagem no espírito).

Lançado em 25 de novembro de 2024, data que coincide com o aniversário de nascimento da autora, Ana Paula agradece à @ideia_editora pelo zelo, por todo carinho e cuidado com a produção gráfica da sua terceira e mais recente obra literária.

  • Seus queridos companheiros da @confrariasoldasletras, Hélder Moura e @thalitaluceena, são os responsáveis pelo prefácio e posfácio, respectivamente.

A tela do incrível @daviqueiroz.arte na capa deixou o livro divino!

  • O acabamento é de Ian Pontes, filho do saudoso jornalista e poeta Juca Pontes (falecido em um Domingo de Páscoa, no dia 8 de abril de 2023).

Leave a comment