Prefeita recém-empossada Socorro Delfino (filiada ao PP) exagerou ao anunciar a criação de 5 novas secretarias, aparentemente, totalmente desnecessárias para a estrutura administrativa do município, conhecido como “Terra do Padre Rolim” ou “A Cidade que Ensinou a Paraíba a Ler”.
- Com cerca de 63 mil habitantes, segundo o último Censo realizado em 2022 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Cajazeiras está superando no aumento de cargos e pastas executivas, pelo menos três capitais nordestinas, bem maiores que a própria malha urbana da cidade (Recife-PE, Natal-RN e Aracaju-SE), em número de secretarias.
A PMC já tinha duas dezenas de secretarias e agora vai expandir esse número para 25, a partir da nova gestão municipal, quase se igualando a João Pessoa, Capital do Estado e maior cidade da Paraíba, que possui mais de 833 mil habitantes (ou seja, 770 mil moradores a mais do que Cajazeiras).
- Ao invés de enxugar os gastos do Erário público, diminuindo o tamanho da máquina administrativa para otimizar a gestão, como faz o Governo do Estado, por exemplo, a Prefeita Socorro Delfino está criando mais despesas e aumentando o custeio da prestação de serviços à população cajazeirense, forçando os contribuintes a pagarem mais impostos para garantir o sustento de uma nova multidão de assessores.
Corrinha é Professora e Ex-Secretária Municipal de Educação na gestão anterior do Ex-Prefeito José Aldemir (PP, pré-candidato a Deputado Federal nas Eleições de 2026, cargo já exercido por ele no mandato de 1º de fevereiro de 1995 até 31 de dezembro de 1998).
- Atuais Secretarias de Cajazeiras
- Sec. Administração
- Sec. Fazenda Pública
- Sec. Governo Articulação Política
- Sec. Infraestrutura
- Sec. Comunicação
- Sec. Educação
- Sec. Saúde
- Sec. Cultura
- Sec. Esporte e Lazer
- Sec. Desenvolvimento Rural
- Sec. Políticas Públicas Mulheres
- Sec. Meio Ambiente
- Sec. Desenvolvimento Humano
- Sec. Desenvolvimento Econômico
- Sec. Planejamento
- Sctrans
- IPAM
- Procuradoria
- Controle Geral
- Procon
- Secretarias criadas pela nova Prefeita
- Secretaria de Obras (Desmembrada da Infraestrutura, mascom funções iguais)
- Contratações Públicas (Era Executiva, passa a ter autonomia própria como tiotular)
- Chefia de Gabinete (Desmembrada da Articulação Política, desnecessariamente)
- Participação Popular (Novidade da gestão recém-empossada, uma espécie de Orçamento Demcrático local)
- Receita Municipal (Desmembrada da Finanças, divindinfo a tarefa de uam arrecadar impostos e a outra de efetuar pagamentos oriundos do Tesouro)
- REVEJA TRECHO DO PROGRAMA MATINAL EXIBIDO PELA TV CABO BRANCO NA SEXTA-FEIRA PASSADA (DIA 03/01/2025):