Foram 9.590 ligações no ano passado, contra 9.789 em 2023.

  • Denúncias também diminuíram, de 1.623 em 2023 para 1.580 em 2024, representando uma queda de 2,6%.

Dispositivo central na estratégia de enfrentamento da violência contra a mulher no país, a Central de Atendimento à Mulher — Ligue 180 totalizou, em 2024, 9.590 atendimentos registrados na Paraíba, uma redução de 2,03% em relação ao ano anterior, quando 9.789 foram computados.

  • No ano passado, na Paraíba, ainda houve uma redução de 2,65% no número de denúncias, passando de 1.623 em 2023 para 1.580 em 2024.

Desse total, 1.421 foram recebidas por telefone e 137 por WhatsApp.

  • Entre as denúncias no ano passado, 842 foram apresentadas pela própria vítima, enquanto 737 foram por terceiros.

A casa da vítima ainda é o cenário onde mais situações de violência são registradas: 637 denúncias tinham este contexto.

  • A residência compartilhada por vítima e suspeito também é local de grande parte das denúncias na Paraíba, com 529 casos.

Os dados apontam que há mulheres que vivenciam diariamente as situações de violências.

  • No Estado, a frequência diária foi relatada em 727 atendimentos, enquanto 256 disseram que as agressões ocorrem ocasionalmente.

São as mulheres pretas e pardas as vítimas mais frequentes (817) e são os esposos(as) e companheiros(as) – ou ex-companheiros(as) – aqueles que mais cometem atos violentos (423).

  • O Ligue 180 é um serviço público e gratuito do Governo Federal que orienta sobre os direitos das mulheres e sobre os serviços da Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência em todo o Brasil, além de analisar e encaminhar denúncias para órgãos competentes.

Funciona 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados.

  • Disponível também no WhatsApp: (61) 99610-0180 e pelo e-mail central180@mulheres.gov.br.
  • Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

  • Infografico | Detalhamento do balanço da Central de Atendimento à Mulher – Fonte: Ministério das Mulheres

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