

Mais um reforço chega para investir no atendimento aos milhares de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e que são atendidos todos os meses no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em João Pessoa.
- A emenda impositiva no valor de R$ 450 mil, fruto de um convênio entre o Instituto Walfredo Guedes Pereira (IWGP), que administra a unidade hospitalar e o gabinete do deputado estadual, Luciano Cartaxo, foi recebida oficialmente de forma simbólica, na manhã desta sexta-feira (dia 7), pelo presidente do instituto, Geraldo Guedes Filho.
Os recursos da emenda deverão ser liberados ainda no 1º semestre desse ano pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), e deverão ser aplicados na compra de medicamentos e outros tipos de insumos necessários à assistência hospitalar na unidade, que é a principal referência SUS na Paraíba, no atendimento de hemodiálise e cirurgia vascular, 2ª referência oncológica e ainda atua na neurocirurgia.
- O presidente do IWGP, Geraldo Guedes Filho, destacou a importância das emendas parlamentares, resultado de um trabalho de articulação há oito anos para efetivar essas parcerias com as casas legislativas nos três âmbitos: municipal, estadual e federal, a fim de complementarem as receitas do hospital e fazer os investimentos devidos.
“Nosso objetivo é ofertar ao paciente SUS que procura nossa unidade, sempre o melhor tratamento: humanizado e nos moldes do sistema privado”, destacou.
- O deputado estadual Luciano Cartaxo, reconheceu a qualidade do serviço prestado pelo Hospital São Vicente aos paraibanos, e ao lembrar do seu exercício como gestor municipal, destacou a importância dos investimentos na saúde pública.


“Esse hospital é histórico, porque hoje atende quatro especialidades de forma humanizada a população, principalmente as pessoas que mais precisam, com 90% atendimento SUS. Por isso, a emenda tem esse papel importante de potencializar o investimento na área da saúde”, informou.
- O deputado estadual destacou a sua disposição em fazer uma interface do Hospital junto ao governo federal, e ainda lembrou de sua articulação no ano passado, com a efetiva liberação de verbas do Ministério da Saúde ao HSVP, quando a pasta era comandada pela ministra Nísia Trindade.
“E agora na gestão do ministro Padilha, vamos ter participação ativa nesse processo todo de levar as demandas do Hospital São Vicente junto ao MS, para que não só as emendas parlamentares, mas recursos próprios do orçamento do governo federal.”
- “Estou falando especificamente de verbas do próprio ministério, para que possam chegar a esse hospital que tá pronto, preparado, com um trabalho de humanização muito forte e que tem condições e gestão suficientes para receber novos recursos, a fim de investir na qualidade da saúde”, informou Luciano Cartaxo.
Na oportunidade, o presidente do IWGP, Geraldo Guedes Filho, abriu as portas da “casa” para apresentar ao deputado Luciano Cartaxo, os investimentos e melhorias no parque tecnológico da unidade, com equipamentos na sala de hemodinâmica, novo tomógrafo, Raio-X, além de mostrar o setor de hemodiálise que deverá ser ampliado, quimioterapia, urgência e emergência.