ENTREVISTA COLETIVA:
Antes da abertura do encontro, o ministro Vital do Rêgo e o conselheiro Fábio Nogueira receberão a imprensa, às 8h30, no Espaço Cidadania Digital, ambiente do Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado.
- O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fábio Nogueira, e o do Tribunal de Contas da União, ministro Vital do Rêgo Filho, vão abrir segunda-feira (dia 24), às 9 horas, no Centro Cultural Ariano Suassuna, ambiente do TCE, o “Diálogo Público Paraíba”.
Trata-se de programa destinado a ouvir demandas, trocar experiências e buscar soluções para os desafios da administração pública enfrentados, diariamente, pelos municípios.
- Evento promovido pelo TCU em parceria com o TCE-PB.
O propósito é o da proximidade com as gestões municipais.
- É orientar, opinar e capacitar prefeitos, prefeitas e suas equipes, em benefício de ações eficientes, transparentes e úteis à sociedade.
Uma das iniciativas do “Diálogo Público”, ainda em fase de elaboração, será a certificação dos gestores municipais, também, por meio de cursos à distância, ao cabo dos quais poderão obter o selo de “Gestor Capacitado”.
- Voltado para o desenvolvimento e a transformação social, o “Diálogo Público”, em sua versão paraibana, terá, às 10 horas, palestra magna do conselheiro Cézar Miola (TCE-RS).
Vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), ele discorrerá sobre “Atas de registro de preços: requisitos e precauções para adesão”.
- PAINÉIS DO EVENTO
“Primeira Infância e Gestão Municipal: Caminhos para uma Política Intersetorial” será tema do primeiro painel de discussão coordenado pela diretora de Políticas Públicas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, a advogada Marina Fragata Chicaro.
- Participarão das discussões o vice-presidente do TCE/PB, conselheiro André Carlo Torres Pontes e o coordenador do Comitê de Primeira Infância da Atricon, conselheiro Edson José Ferrari (TCE-GO).
Haverá, ainda, a participação da secretária de Controle Externo de Desenvolvimento Sustentável do TCU Vanessa Lopes de Lima.
- O segundo painel começará às 14 horas e versará sobre “Obras Públicas: Execução, Fiscalização e Prestação de Contas”.
É tema de cuja discussão participarão a secretária de Controle Externo de Infraestrutura do TCU Keyla Araújo Boaventura, o gerente nacional e coordenador da Sala do PAC na Caixa Econômica Federal, Rodrigo Flores Gorski e o auditor federal do Controle Externo do TCU Evaldo Araújo Ramos.
- O terceiro e último painel, sobre “Transferências Especiais, Desafios e Oportunidades”, começará às 16 horas e terá as discussões a cargo do:
- secretário adjunto de Relações Internacionais do TCU Waldemir Paulino Paschoiotto, da
- auditora chefe da Unidade de Auditoria Especializada em Gestão do TCU Patrícia Coimbra Souza Neto, do
- auditor federal de Controle Externo do TCU Michel de Oliveira Bandeira, do
- auditor de Controle Externo do TCE/PB Luzemar da Costa Martins e do
- 1º vice-presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) André Luiz Gomes de Araújo.