A solenidade festiva de Posse da nova diretoria da ALCA-VM, seu Conselho Diretor e também Conselho Fiscal da Academia transformou-se num mega-evento festivo em Mamanguape, reunindo representantes de academias de artes, ciências e letras de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

  • A cerimônia aconteceu no auditório do Tribunal do Júri, “Desembargador Rivaldo Bezerra Cavalcanti”, sede da Comarca de Mamanguape.

A ALCA-VM (Academia de Letras, Ciências e Artes do Vale do Mamanguape) foi fundada pelo Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, com poucos confrades em 14/09/2017, e ele permaneceu na presidência até a noite deste sábado passado, dia 29, passando agora o bastão ao médico pneumologista Dr. Alfredo Fagundes de Sousa, mas continuando como Vice-Presidente da Entidade Cultural.

  • A solenidade começou às 16hs, com a presença de muitas autoridades e presidentes de academias oriundos de todas as partes do Estado, destacando-se Ramalho Leite da APL (Presidente da Academia Paraibana de Letras) e Dr. Wilberto Trigueiro (Presidente da Academia Paraibana de Medicina).

Além de outros presidentes de grêmios literários e academias na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

  • Podendo citar nominalmente:
  1. Cícero Caldas (Presidente do IPGH – Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica)
  2. José de Lima Machado (Presidente da Academia Paraibana de Letras Maçônicas)
  3. Coronel Walmir Rufino (Academia Paraibana de Letras Militares)
  4. Francisco Nunes (Academia Paraibana de Ciências Econômicas)
  5. Boisbaudran Imperiano (Academia Paraibana da Direito)
  6. Vânia Rocha (Presidente da Academia Paraibana de Poesia)
  7. Padre Emiliano Camilo (Presidente da AGLACMA de Guarabira), etc.

Atual pelerine na cor azul royal utilizada pelos acadêmicos da ALCA-VM, empossados em 2017 com vestes talares na cor verde-cana (em tom mais claro).

  • Havia no panteão de honra localizado na parte de fora do prédio-sede da ALCA-VM, ao lado da estátua de bronze do Patrono Carlos Dias Fernandes, várias bandeiras hasteadas de todos os 12 municípios do Vale do Rio Mamanguape, a saber quais cidades da região:
  1. Baía da Traição,
  2. Marcação,
  3. Rio Tinto,
  4. Mamanguape,
  5. Itapororoca,
  6. Capim,
  7. Cuité de Mamanguape,
  8. Mataraca,
  9. Jacaraú,
  10. Pedro Régis,
  11. Curral de Cima e
  12. Lagoa de Dentro.

  • Foi um mega-evento. Com música e coquetel farto.

Ao final da solenidade foi descerrada a cobertura do quadro do Desembargador Marcos Cavalcanti, agora integrando a Galeria de Honra da instituição literária, como fundador e Presidente Emérito.

Leave a comment