A solenidade festiva de Posse da nova diretoria da ALCA-VM, seu Conselho Diretor e também Conselho Fiscal da Academia transformou-se num mega-evento festivo em Mamanguape, reunindo representantes de academias de artes, ciências e letras de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
- A cerimônia aconteceu no auditório do Tribunal do Júri, “Desembargador Rivaldo Bezerra Cavalcanti”, sede da Comarca de Mamanguape.
A ALCA-VM (Academia de Letras, Ciências e Artes do Vale do Mamanguape) foi fundada pelo Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, com poucos confrades em 14/09/2017, e ele permaneceu na presidência até a noite deste sábado passado, dia 29, passando agora o bastão ao médico pneumologista Dr. Alfredo Fagundes de Sousa, mas continuando como Vice-Presidente da Entidade Cultural.
- A solenidade começou às 16hs, com a presença de muitas autoridades e presidentes de academias oriundos de todas as partes do Estado, destacando-se Ramalho Leite da APL (Presidente da Academia Paraibana de Letras) e Dr. Wilberto Trigueiro (Presidente da Academia Paraibana de Medicina).
Além de outros presidentes de grêmios literários e academias na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
- Podendo citar nominalmente:
- Cícero Caldas (Presidente do IPGH – Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica)
- José de Lima Machado (Presidente da Academia Paraibana de Letras Maçônicas)
- Coronel Walmir Rufino (Academia Paraibana de Letras Militares)
- Francisco Nunes (Academia Paraibana de Ciências Econômicas)
- Boisbaudran Imperiano (Academia Paraibana da Direito)
- Vânia Rocha (Presidente da Academia Paraibana de Poesia)
- Padre Emiliano Camilo (Presidente da AGLACMA de Guarabira), etc.
Atual pelerine na cor azul royal utilizada pelos acadêmicos da ALCA-VM, empossados em 2017 com vestes talares na cor verde-cana (em tom mais claro).
- Havia no panteão de honra localizado na parte de fora do prédio-sede da ALCA-VM, ao lado da estátua de bronze do Patrono Carlos Dias Fernandes, várias bandeiras hasteadas de todos os 12 municípios do Vale do Rio Mamanguape, a saber quais cidades da região:
- Baía da Traição,
- Marcação,
- Rio Tinto,
- Mamanguape,
- Itapororoca,
- Capim,
- Cuité de Mamanguape,
- Mataraca,
- Jacaraú,
- Pedro Régis,
- Curral de Cima e
- Lagoa de Dentro.
- Foi um mega-evento. Com música e coquetel farto.
Ao final da solenidade foi descerrada a cobertura do quadro do Desembargador Marcos Cavalcanti, agora integrando a Galeria de Honra da instituição literária, como fundador e Presidente Emérito.