Parlamentares acompanharam a solenidade na manhã desta segunda-feira (31).

  • O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Dinho Dowsley (PSD), prestigiou, na manhã desta segunda-feira (31), a posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, e de Márcio Murilo da Cunha Ramos como desembargador vice-presidente da Corte Eleitoral.

Os vereadores Odon Bezerra (PSB), Milanez Neto (MDB) e Fábio Lopes (PL) também prestigiaram as posses.

  • O presidente Dinho destacou a importância da parceria institucional entre a CMJP e o TRE:

“O TRE é um órgão que tem bastante credibilidade na Paraíba e em todo o país, porque faz um trabalho de excelência, sendo exemplo para todo o Brasil. Estamos aqui representando a Câmara Municipal, sabendo da importância de fortalecer a parceria entre o Legislativo e o Tribunal Regional Eleitoral”.

  • O novo presidente do TRE-PB ressaltou que o maior desafio da gestão é manter um planejamento.

“O tempo é curto. Teremos um ano de gestão e Márcio Murilo mais um ano, sabendo que o ano que vem é de eleição geral. Então, é muito importante termos um planejamento, sob o ponto de vista institucional. Temos situações importantíssimas a tratar, como estruturar o TRE, estruturar o primeiro grau, as zonas eleitorais”.

  • Oswaldo salientou também o desejo de desenvolver projetos com Inteligência Artificial para otimizar a análise documental na área de prestação de contas.

Trigueiro enfatizou a importância das parcerias institucionais, adiantando quatro termos de cooperação iniciados junto com a gestão:

  1. com o Tribunal de Justiça do Estado, para a implementação da justiça restaurativa na área eleitoral;
  2. com o Tribunal de Contas da União, na área de planejamento;
  3. com a Câmara dos Deputados, para fazer a ligação da escola eleitoral com as escolas regulares, a fim de disseminar a importância da participação da juventude no processo eleitoral; e, por fim,
  4. com a Energisa, para tornar o TRE-PB uma instituição eficiente energeticamente.

O desembargador Márcio Murilo afirmou, a respeito das novas funções de membro efetivo, vice-presidente da mesa diretora e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB):

  • “É uma tríplice função. Tentarei cumprir meu dever constitucional de zelar pela Constituição, pela lei e seguir as regras do TRE. A função da corregedoria é profilática, preventiva, de orientação e, também, de correição, quando houver uma inércia dos magistrados ou servidores”.

O magistrado explicou que a experiência anterior como juiz eleitoral poderá cooperar para o desempenho de suas responsabilidades:

  • “Felizmente, eu tenho alguma experiência na área eleitoral. Já fui juiz da Procuradoria Eleitoral de Campina Grande e de João Pessoa, e atuei como suplente deste TRE há dois ou três biênios”.

Márcio Murilo destacou ainda a importância das parcerias institucionais, a exemplo da Câmara Municipal de João Pessoa.

  • Além do presidente Dinho, diversos vereadores da Câmara de João Pessoa prestigiaram a solenidade.

Leave a comment