- Por: Josinato Gomes
Especial para o BLOGdoGM
O professor, escritor e advogado João Trindade Cavalcanti, será empossado às 18:30hs do dia 16 de maio próximo, na APL (Academia Paraibana de Letras), em substituição ao também professor e doutor educacional José Loureiro Lopes, ex-ocupante da Cadeira de Nº 4 (Patrono: Adolfo Cirne e Fundador: Mário Moacyr Porto).
- O novo Acadêmico é sertanejo da cidade de Piancó, onde permaneceu até os cinco anos de idade, entre familiares, e, de lá, foi morar na não muito distante cidade de Patos, de onde, aos 14 anos, transferiu-se para a Capital do Estado, João Pessoa, na qual permanece residindo até os dias atuais.
Ele, professor de Literatura Luso-Brasileira e da disciplina universitária de Introdução ao Estudo do Direito (no antigo Unipê), e atuando, no campo jurídico, na Banca Trindade Advocacia, é autor, dentre outros títulos literários, de “A língua no bolso”, “Português descontraído”, “Um pouco além do sonho” e “O estranho professor de violão”, obras – todas elas – de avolumada fortuna crítica.
- De temperamento dinâmico, às vezes, autenticamente arroubado, mas sem qualquer eiva de cabotinismo, o professor João Trindade Cavalcanti será saudado, na posse, pelo Acadêmico e Helenista (especialista em Grécia Antiga) Milton Marques Júnior, que também é professor, escritor e crítico literário.
- CURIOSIDADE
Minimamente curioso, é o fato de que, com a posse do novo Acadêmico, o Vale do Piancó passa a contar com três notáveis intelectuais no Silogeu paraibano: José Loureiro Lopes (Catingueira), Ascendino Leite (Conceição) e João Trindade Cavalcanti (Piancó).
- De quebra, ainda conta com o presidente da instituição, Severino Ramalho Leite, que guarda laços de parentesco com os Pinto Ramalho, do povoado Manguenza, entre Santana dos Garrotes (Zé Euflávio prefere Sant’Ana do Garrote) e Nova Olinda, também no Vale do Piancó.
- CONTRIBUIÇÃO
O Professor Trindade chegará à Casa Coriolano de Medeiros, certamente, com toda a decisão e vontade de muito contribuir com o progresso da cultura paraibana, soletrando o completo alfabeto de sua honestidade intelectual, a começar pelo “Pôr do Sol Literário”, feliz iniciativa concebida e organizada pela confraria “Sol das Letras”, da referida instituição, no que ele emprestará concurso, de vasto saber, em áreas de multifário conhecimento.
- NOTA DO REDATOR DO BLOGdoGM – Trindade ao lado do saudoso cantor, compositor, instrumentista, arranjador e maestro Vital Farias, no início dos anos 1980, em algum lugar, no século passado. O novo “imortal” também é musicista. Ele também é fá dos