O lançamento da campanha ocorreu na manhã desta terça-feira (dia 22), no Parque Arruda Câmara (Bica).

  • A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) participou, na manhã desta terça-feira (dia 22), do lançamento da campanha Amigo da Natureza, no Parque Arruda Câmara (Bica), realizada pelo Ministério Público e apoiada pelos poderes Executivo e Legislativo Municipal.

O presidente da CMJP, Dinho Dowsley (PSD), e os vereadores Wamberto Ulysses (Republicanos) e Marcos Vinícius (PDT) estiveram presentes para apoiar a campanha e incentivar a preservação ambiental na cidade.

  • “Este evento simbólico realizado aqui na Bica, hoje, inclusive plantando árvores para que João Pessoa volte a ser a Capital mais verde do mundo, é bastante importante”.

“João Pessoa, com certeza, vai atingir essa meta, porque esta cidade precisa crescer com responsabilidade, com o plantio de árvores”, observou o presidente Dinho.

  • Ele destacou ainda a sanção do Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal, aprovado na CMJP, que instituiu a campanha lançada.

“A Prefeitura enviou a lei, que foi votada desde o dia 10 deste mês, e agora o prefeito sanciona, simbolicamente, no Dia do Planeta Terra”, lembrou Dinho.

  • Para o prefeito Cícero Lucena (PP), a ação proporciona a oportunidade dos cidadãos obterem conhecimentos quanto ao meio ambiente.

“É fundamental que cada um tome conta e seja consciente de que pode colaborar. Isso não é tarefa apenas de uma instituição, de uma cidade, mas de toda a humanidade, que tem que ter essa visão e esse compromisso, desde as atitudes mais simples”.

  • O prefeito falou sobre a meta da gestão para o plantio de novas árvores na cidade:

“Nossa cidade é uma das que mais crescem, proporcionalmente, entre as capitais do Brasil e, muitas vezes, isso é feito em cima de terrenos que antes eram de casas, que tinham árvores, e que agora passam a ter prédios, impermeabilizando e tirando parte dessas árvores”.

  • “Temos essa preocupação e estamos atuando naquilo que cabe ao poder público, mas a maior contribuição, sem dúvida nenhuma, é a da população”, reforçou Cícero Lucena.

O Promotor de Justiça do Meio Ambiente de João Pessoa, Carlos Romero Paulo Neto, destacou a importância do engajamento dos órgãos públicos em ações como essas.

  • “Um órgão, um poder, não deve trabalhar sozinho, mas deve somar esforços, porque o objetivo é comum: a preservação ambiental e o aprimoramento da qualidade de vida das pessoas que vivem na cidade”, explicou o promotor, salientando que a campanha vai se realizar todos os anos e parabenizando os órgãos envolvidos.

De acordo com Cícero, a Prefeitura já avança com o plantio de mudas disponibilizadas à população ou plantadas, seja no programa de pavimentação ou em novos espaços da cidade, incluindo parques como o das Três Ruas, que já foi entregue nos Bancários, nos Parques Lineares do Valentina e do Roger, em execução, além da Avenida Hilton Souto Maior – na extensão do José Américo.

  • O vice-prefeito Leo Bezerra lembrou que, quando o Ministério Público traçou meta para a Capital plantar 600 árvores, só neste mês, a Prefeitura plantou ou distribuiu mais de 1.200 mudas, superando as próprias metas.

Créditos das Fotos/Secom: Olenildo Nascimento (CMJP), Sérgio Lucena e Renata Medeiros (PMJP)

Leave a comment