Começou, nesta quinta (dia 19), o Arraiá Arretado da TV Assembleia da Paraíba.
- Em parceria com a TV Sol, de Patos, a emissora legislativa deu início a uma das coberturas mais amplas e envolventes dos festejos juninos do Estado, levando para a tela dos paraibanos o melhor do São João em:
- João Pessoa,
- Campina Grande,
- Patos,
- Santa Luzia,
- Bananeiras,
- Monteiro,
- Cabaceiras,
- Sousa,
- Cajazeiras,
- Pocinhos e
- Santa Rita.
- Até a próxima terça-feira (dia 24), uma equipe dedicada de repórteres, cinegrafistas e produtores estará nas ruas, nos palcos e nos arraiais espalhados por todo o estado, transmitindo ao vivo os shows, realizando entradas ao vivo diretas dos principais polos e exibindo reportagens especiais que celebram a cultura nordestina em sua forma mais autêntica.
Com essa cobertura especial, a TV Assembleia se consolida como uma das grandes vitrines da cultura popular na Paraíba, promovendo o acesso democrático à tradição junina, com respeito, valorização e orgulho do que é feito pelo povo e para o povo.
- “A TV Assembleia não está apenas cobrindo o São João. Estamos celebrando, junto com o povo, a força da nossa cultura e garantindo que essa riqueza chegue a todos, inclusive àqueles que não podem estar fisicamente nos arraiais”, destacou o presidente da ALPB, Adriano Galdino.
A cobertura vai além da festa tradicional, mergulhando no cotidiano e na memória afetiva das cidades juninas, onde o forró ecoa nas ruas, as quadrilhas emocionam e a fé ilumina os caminhos.
- A programação especial da TV Assembleia também vai trazer entrevistas com artistas, autoridades e com o público, além de mostrar os bastidores, o artesanato, as manifestações folclóricas e a gastronomia típica que aquecem as noites frias de junho.
Além da programação cultural, a iniciativa também promove ações educativas do projeto Rompa o Ciclo da Violência, divulgando leis de proteção às mulheres e combate à importunação sexual durante as festividades.
- Materiais gráficos como leques, adesivos e o slogan do projeto, além da assinatura dos VTs, reforçam essa mensagem importante de conscientização em meio à animação do Arraiá Arretado.
- VTs especiais valorizam a cultura do povo
Um dos grandes destaques da cobertura será a série de VTs especiais que percorrerá os quatro cantos da Paraíba, mostrando que o São João é festa no sertão, no brejo, no litoral e no coração de todo paraibano.
- Com reportagens sensíveis e imagens vibrantes, os vídeos são uma homenagem à diversidade cultural do Estado.
Em João Pessoa, por exemplo, a repórter Angelina Mendonça acompanhou de perto o Festival de Quadrilhas Juninas, revelando a emoção, as cores e a beleza das apresentações que encantam o público e mantêm viva a tradição.
- Já em Cabaceiras, no Cariri paraibano, o repórter Eri Alves vai mostrar a mistura “arretada” de cultura e resistência da tradicional Festa do Bode Rei, que em 2025 voltou ainda mais forte, unindo gastronomia, forró e identidade sertaneja.
Em Santa Rita, na Grande João Pessoa, Hyldo Pereira vai mostrar que o forró também reina absoluto na terra dos canaviais.
- A cidade vive intensamente o São João, com muito arrasta-pé, alegria e participação popular.
Já em Bananeiras, no Brejo paraibano, onde as temperaturas chegam a 19 graus, a repórter Angelina Mendonça, registrou o contraste perfeito entre o frio da serra e o calor humano dos forrozeiros que lotam as ruas, aquecendo as noites com dança, tradição e alegria.
- Outro ponto alto da programação é a visita à Vila Sítio São João, em Campina Grande, um espaço que recria um autêntico vilarejo nordestino, com casas de taipa, coreto, feira livre, engenho de cana e muito forró.
Uma verdadeira viagem no tempo e na cultura do sertão.
- Em Patos e em toda a região, a TV Sol também produziu material especial mostrando o início dos festejos desde o final de maio em algumas cidades do interior, até manifestações culturais como o passeio de carroças em Patos e as ornamentações dos festejos nas cidades do Sertão.
A população paraibana pode acompanhar todas a cobertura do Arraiá Arretado da TV Assembleia, pelo canal 8.2 em TV aberta.