A Academia Guarabirense de Letras e Artes realizará sua III Feira Literária do Brejo Paraibano, um evento cultural significativo para a população e estudantes da rede pública, focado em leitura, artes, debates, teatro e música, além de proporcionar a interação do evento com grandes intelectuais da Paraíba.

  • A feira literária acontece anualmente em Guarabira, Paraíba, proporcionando uma ótima oportunidade para divulgar livros, autores, artes e trabalhos editoriais.

A III Feira Literária do Brejo Paraibano terá parceria com outras Academias Coirmãs, e será realizada nos dias 07 e 08 de agosto de 2025, no Teatro Municipal Geraldo Alverga, com diversas atividades durante a noite da quinta-feira, com sua abertura, e o dia todo da sexta-feira.

  • O tema da feira deste ano será: Pedro Américo e o Neoclassicismo no Brasil.

O objetivo é destacar a importância deste grande paraibano, natural da cidade de Areia e conhecido internacionalmente.

  • A feira visa promover a construção literária, leitura e obras da língua portuguesa, buscando disseminar informações e conhecimentos acadêmicos e culturais.

    Na oportunidade, o evento dinamiza suas apresentações, incluindo debates, lançamentos de livros, poesias, exposições, música, aproximando leitores, escritores, livros e promovendo interações familiares através de palestras, autógrafos e outras atividades.

  • É importante ressaltar que em sua terceira edição contará com a presenta dos ilustres escritores e intelectuais da Paraíba a exemplo do:
  1. Drº Thélio Queiroz, presidente da Academia de Campina Grande e Escritor;
  2. Drº Ramalho Leite, Escritor e presidente da Academia Paraibana de Letras, juntamente com o escritor e vice-presidente
  3. Drº Francisco Sales Gaudêncio; o
  4. Drº Marcos Cavalcante, Desembargador da Paraíba e escritor e o
  5. Drº Alfredo Fagundes, presidente da Academia de Mamanguape e escritor; o
  6. Adriano de Lima, Professor e membro das Academias de Letras de Campina Grande e Areia;
  7. Ana Almeida, presidente da Academia de Sapé e o professor
  8. José Aderaldo Elias, membro da Academia de Sapé; o
  9. Drº Eitel Santiago, Procurador da República, escritor, membro da Academia de Letras da Paraíba e presidente da Academia Jurídica da Paraíba (APLJ).

  • O evento busca incentivar o interesse pelas artes e a literatura, desde os clássicos até as novidades editoriais, estimulando e proporcionando o espaço da Feira para os estudantes da rede pública, com o objetivo de construir os saberes voltados para a leitura e artes através de atividades culturais, despertando-os às novas abordagens, como dramatizações de obras, e visando promover a circulação de livros e da leitura.

A Feira Literária da AGLACMA celebra a literatura, artes, cultura e a escrita, unindo poetas, artistas, escritores, editores, livreiros, cordelistas e leitores para compartilhar sua paixão pelas artes e livros.

  • O evento oferece palestras, debates, revela novos talentos e obras literárias.

O Padre Emiliano Camilo, presidente da Academia Guarabirense de Letras e Artes, expressa gratidão a cada membro da academia, colaboradores e palestrantes pelo apoio à realização deste evento.

 

Leave a comment