- Cerimônia foi realizada nesta segunda (dia 14), no início desta semana e contou com representação oficial do Tribunal Regional Eleitoral.
O servidor da Justiça Eleitoral e escritor Renato César Carneiro tomou posse, na noite desta segunda-feira (dia 14), como novo integrante da Academia Paraibana de Letras (APL).
- Ocupando a cadeira de número 29, cujo patrono é João Rodrigues de Carvalho, Renato passa a integrar o seleto grupo de imortais da literatura paraibana.
A solenidade aconteceu na sede da instituição, em João Pessoa, reunindo acadêmicos, familiares, e diversas autoridades.
- Representando o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, participou da solenidade o juiz membro da Corte Eleitoral, Rodrigo Clemente de Brito Pereira, que acompanhou o ato e reforçou a importância do momento para a cultura e a literatura paraibana.
“A posse do servidor Renato César na Academia Paraibana de Letras é motivo de orgulho para nossa Justiça Eleitoral”.
- “Ele é também membro do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, somando mais uma conquista cultural relevante”, destacou o juiz Rodrigo Clemente.
Renato César Carneiro foi eleito para a APL em 9 de maio de 2025, em disputa bastante concorrida, onde obteve 19 votos, contra 13 votos dados ao jornalista Walter Santos.
- Natural de Patos, Renato é servidor do TRE-PB, professor universitário, mestre em Direito Público, especialista em Direito Eleitoral e membro da Academia Paraibana de Letras Jurídicas (APLJ).
Como escritor, possui destacada produção, com vários livros publicados, entre eles:
- “Eleições 2006 – as novas regras do jogo” (2006),
- “Cabresto, curral e peia – A História do Voto na Parahyba até 1930” (2009),
- “A Bagaceira Eleitoral – A História do Voto na Parahyba (1930 a 1965)” (2011),
- “Casos Eleitorais Célebres” (Volumes I a VI),
- “Fazendo o Diabo – o diário da reeleição” (2018) e
- “Deus e o Diabo Na Morada do Sol – as campanhas eleitorais de Padre Levi” (2022).
Durante a posse, realizada na sede da APL em João Pessoa, o acadêmico e historiador Humberto Melo saudou o novo imortal da casa de letras, destacando sua contribuição para a história e a cultura política paraibana.
- Em seu discurso de posse, Renato César Carneiro destacou a importância do momento em sua trajetória pessoal e profissional.