- O Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica realizou, na manhã da última sexta-feira (25) de julho, mais um encontro mensal na sede do IHGP, sob a presidência do confrade Cícero Caldas Neto.
Na ocasião, o heraldista João Abelardo Barreto apresentou palestra intitulada “O monocromatismo heráldico em Pietra-Santa”, sistema de representação dos escudos heráldicos em impressões a preto e branco, sendo bastante elogiada pelos presentes.
- Ainda na sessão, por unanimidade, foi acolhida a proposta de associação do monge beneditino Dom Sebastião da Ascensão de Holanda Rolim para compor o quadro associativo na qualidade de Membro Correspondente.
Dom Sebastião é o atual Diretor do Colégio e da Biblioteca do Mosteiro de São Bento da Bahia, a segunda maior biblioteca em obras raras do Brasil; a mais antiga das Américas, em funcionamento ininterrupto e única biblioteca monástica aberta ao público.
- BRASÃO DE ARMAS DO INSTITUTO PORTUGUÊS DE HERÁLDICA
Outra novidade foi a comunicação de que o professor Cícero Caldas, que no IPGH se dedica aos estudos da arte heráldica, com vários artigos publicados, recebeu comunicado da indicação de seu nome como Membro Correspondente Estrangeiro do Instituto Português de Heráldica, com sede em Lisboa, Portugal.
- O IPH, fundado em 1929, tem atualmente como Presidente-Honorário o senhor Dom Duarte, Duque de Bragança e como presidente efetivo o Profº. Dr. Miguel Metelo Seixas, catedrática da Universidade Nova de Lisboa.
Dentre o reduzido número de membros brasileiros, destacam-se D. Carlos Tasso de Saxe-Coburgo-Gotha e Bragança, membro da família imperial do Brasil, e a professora doutora Vera Lúcia Bottrel Tostes, ex-Diretora do Museu Histórico Nacional e do Museu do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, ambos no Rio de Janeiro, além de autora de vários livros na área, dentre eles “Princípios de Heráldica” e “Títulos e Brasões, Sinais da Nobreza”.
- Desde 1932 que o IPH edita ininterruptamente a sua revista de história, heráldica, genealogia e arte intitulada “Armas e Troféus”, uma das mais conceituadas da área.
Suas reuniões mensais acontecem no Museu Arqueológico do Carmo, Largo do Carmo na Alta de Lisboa.
- O quase sexagenário Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica (IPGH), fundado em 19 de novembro de 1967, é uma associação cultural, sem fins lucrativos, que se reúne mensalmente dedicando-se a investigação heráldica e genealógica das famílias paraibanas, como também de famílias estrangeiras radicadas na Paraíba.
Edita anualmente a sua revista, com trabalhos exclusivos dos seus associados, e em novembro próximo lançará a de número 27.
- O Decano do IPGH, JAL Barreto nos apresentou seu filho Rayff, também escritor e considerado uma sumidade da música erudita, primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, onde reside atualmente e autor do livro “Ludovico”, que doou um exemplar para a biblioteca do Instituto.
Equipe representativa atual do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica no momento da reunião do mês.
- Wellington Rafael, Pedro Santos, Rayff Barreto, Sérgio Rolim, Giovanni Meireles e Ednaldo Cordeiro Júnior (em pé, da esquerda para a direita) e Cícero Caldas (Presidente), Nemésio Gomes, João Abelardo Barreto e Sady Castor (sentado, na mesma direção, igual sentido dos acima deles).