Na inauguração do memorial, a CMJP vai entregar o Título de Cidadão Pessoense (post-mortem) ao médico Napoleão Laureano, falecido há 74 anos.
- No próximo dia 19 de agosto, o Memorial do Hospital Napoleão Laureano será inaugurado.
Na ocasião, os restos mortais do médico Napoleão Laureano, que encontram-se no cemitério Senhor da Boa Sentença, passarão pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) antes de seguir para o mausoléu edificado na capela do Hospital.
- Na programação de inauguração, também está prevista a celebração de uma missa pelos padres Marcílio, capelão do Hospital, e uma homenagem póstuma ao médico Napoleão Laureano, que vai receber o Título de Cidadão Pessoense (post-mortem), na oportunidade.
A iniciativa é um ato de reconhecimento e gratidão ao médico Napoleão Rodrigues Laureano pelos relevantes serviços prestados à medicina e à sociedade paraibana.
- BIOGRAFIA RESUMIDA DO GRANDE HOMENAGEADO
Napoleão Rodrigues Laureano (nasceu em Natuba-PB, aos 17 de junho de 1913, quando ainda era distrito de Umbuzeiro – faleceu no Rio de Janeiro-RJ, em 31 de maio de 1951) foi um médico oncologista que atendia seus pacientes carentes de graça, ficando conhecido como “O médico dos pobres”.
- Em 1945 entrou para a política, para ajudar a angariar mais recursos na área da saúde da capital paraibana, sendo o primeiro presidente da Câmara Municipal de João Pessoa.
Logo após, adoeceu de câncer, sendo que – na época – a Paraíba não tinha nenhuma estrutura para tratamento da doença aqui no Estado e ele chegou a se tratar nos Estados Unidos, no Memorial Center Hospital de Nova York, durante alguns meses.
- Usando sua influência, passou a lutar contra a doença e também – ao mesmo tempo – para a implantação de um hospital de câncer em João Pessoa.
Após sua morte, ele doou em testamento todos os seus bens, destinados em prol da luta contra o câncer em todo o Brasil.