O lançamento de “Habeas Pinho” aconteceu nesta sexta (dia 8), em Campina Grande, em duas sessões abertas ao público, às 19h00 e 21h00, no Teatro Municipal Severino Cabral.
- O curta tem 25 minutos de duração e a família também planeja realizar um evento semelhante em João Pessoa, cuja data, horário e local já foram definidos.
Depois de Campina, o lançamento de “Habeas Pinho” está marcado para acontecer em João Pessoa no próximo dia 19 de agosto, às 19h00, no Shopping Manaíra
- A história real aconteceu em 1955, quando um grupo de amigos teve seu violão apreendido pela polícia enquanto faziam serenata em Campina Grande, Paraíba.
O advogado recém-formado Ronaldo Cunha Lima peticionou ao juiz pela liberação do instrumento musical em uma petição poética conhecida como “Habeas-Pinho”.
- O juiz deferiu o pedido no mesmo tom poético, ordenando a devolução do violão.
Idealizado e produzido por Gal Cunha Lima, filha do poeta, o projeto leva à tela um tributo afetuoso à vida, à poesia e ao legado de Ronaldo.
- O filme recria, com sensibilidade, o emblemático episódio do poema‑petição escrito em versos por Ronaldo Cunha Lima para recuperar o violão de um seresteiro.
- A direção é assinada por Aluísio Guimarães e Nathan Cirino, com elenco formado por artistas locais.
Lucas Veloso (filho do humorista Shaolin, de saudosa memória) representa o jovem Ronaldo, ao lado de Mayana Neiva (a moça desejada pelo boêmio) e Juzé encarna o papel do seresteiro apaixonado, entre outros.
- Foram três anos de produção e gravações, até chegar à edição finalizada para exibição na telona dos cinemas.
“Retrata uma Campina dos anos 50, a arquitetura da cidade, os poetas dessa época, os intelectuais. Uma Campina Grande ainda muito romântica, muito bonita”, disse Gal Cunha Lima.
- O ator Juzé é o intérprete do seresteiro que tenta recuperar seu violão, enquanto a atriz Mayana Neiva é a mulher por quem o homem se apaixonou.
A direção e o roteiro ficaram por conta de Aluísio Guimarães e Nathan Cirino.
- A família de Ronaldo também planeja um lançamento em João Pessoa, em data a ser divulgada em breve.
Ronaldo construiu quase 50 anos de carreira política, tendo sido vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, senador e governador do Estado.
- Ele faleceu aos 76 anos, em julho de 2012.
Com dezenas de livros publicados, ele se orgulhava de ser conhecido como poeta.
- VALE A PENA VER DE NOVO:
Assista no Globoplay: