A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) sediou, nesta segunda-deira (11), uma audiência pública, para discutir o Plano Nacional da Educação (PNE) para o decênio 2014/2024.
- O evento foi solicitado pelo deputado federal Murilo Galdino e contou com a presença do presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino; do secretário estadual da Educação, Wilson Santiago Filho; além da deputada federal Tabata Amaral, que preside a Comissão Especial do PNE na Câmara Federal.
O presidente da ALPB, Adriano Galdino, destacou a importância de um investimento adequado na educação pública.
- “Ainda não há investimento suficiente na criação de condições para que a escola pública seja verdadeiramente inclusiva e preparatória”.
“Em minha perspectiva, uma escola inclusiva e preparatória deve acolher todos os alunos, independentemente de sua origem étnica, localização geográfica ou condições socioeconômicas, oferecendo-lhes oportunidades iguais”.
- “Além disso, a escola pública deve preparar os estudantes para o futuro, em três aspectos principais: o mercado de trabalho, a universidade e a formação para a vida”, ressaltou.
A deputada Tabata Amaral enfatizou a relevância da participação coletiva na elaboração do plano.
- “Nossa missão atual é a elaboração do plano que orientará a educação brasileira nos próximos 10 anos”.
“Este plano abrangente inclui creches, primeira infância, educação para surdos, inclusão, pós-graduação e visa definir o futuro da educação no Brasil em uma década”.
- “Tal projeto não pode ser concebido exclusivamente em Brasília, nem ser restrito a um número limitado de interlocutores. O objetivo é ouvir professores, alunos, pais e mães, pessoas que não apenas compreendem, mas vivenciam a educação diariamente”, disse.
O deputado Murilo Galdino ressaltou a importância do diálogo.
- “Hoje, foi uma oportunidade especial para dialogar com professores, reitores de universidades, alunos e todos os envolvidos na educação pública da Paraíba, visando o aprimoramento contínuo do sistema educacional. A Casa de Epitácio Pessoa está de parabéns pelo diálogo”, declarou.
O Secretário estadual de Educação, Wilson Filho, expressou sua satisfação em participar do evento.
- “É uma honra estar aqui no Dia do Estudante, uma data emblemática para todos que atuam na área da educação”.
A presidente da Comissão de Educação da ALPB, deputada Cida Ramos, ressaltou que a audiência pública foi fundamental para discutir e construir coletivamente o futuro da educação na Paraíba e no Brasil, promovendo um diálogo aberto entre representantes do governo, educadores e sociedade civil.
- Também participaram da audiência:
- O deputado federal Wilson Santiago;
- a reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta;
- o diretor do Sintep-PB, Felipe Baunilha;
- a vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mônica Nóbrega;
- a pró-reitora de graduação da UFPB, Ana Cláudia Rodrigues;
- a presidente da União Nacional dos Dirigentes Nacionais de Educação, Ana Paula Nunes;
- além de professores e alunos das Redes Estadual e Municipal de Ensino.