No terceiro Estado mais importante do setor sucroalcooleiro do Nordeste, ou seja, aqui na Paraíba, a expansão da atividade é defendida com o atrelamento de projetos e iniciativa das Parcerias Públicas Privadas (PPP’s), através das quais empresários e governos viabilizam, juntos, investimentos avaliados diante da demanda de mercado.

  • É justamente a bandeira defendida pelo economista e empresário Eduardo Ribeiro Coutinho, diretor-presidente da Usina São João e presidente do Sindaçúcar/PB (Sindicato da Indústria do Açúcar e Álcool da Paraíba).

“Sou um otimista diante da expansão do setor, e vejo tudo convergindo nesse sentido, mas precisamos ficar atentos para a consolidação dos novos mercados externos que se anunciam”, explica o presidente do Sindaçúcar/PB.

  • Para ele, o mercado interno não oferece mais condições para as expansões projetadas pelos vários grupos empresariais do setor, em muitos casos já sendo executadas.

“As PPP’s são fundamentais neste momento, e podem consolidar o setor nos mercados internacionais que se abrem, principalmente para o álcool”, afirma Ribeiro Coutinho.

  • Ele entende ainda haver, no momento, uma expansão com oferta maior do que a demanda interna e externa, resultados de investimentos nas unidades produtores e na instalação de novas usinas e destilarias.

“Esse crescimento tem que ser planejado com a potencialidade dos mais diferentes mercados, e neste caso, as PPP’s são fundamentais para determinar uma política para o setor, o que deve ser pensado por nós, empresários, e o governo”, acrescenta o presidente do Sindaçúcar/PB.

  • REPERCUSSÃO NA ECONOMIA PARAIBANA

O advogado e empresário do setor agroindustrial Ariano Fonseca, disse em entrevista ao repórter Hilton Gouveia (Especial para o BLOGdoGM), que:

  • “Além da Paraíba ser referência internacional na produção de açúcar e do álcool, este é um grande empregador, garantindo o salário de milhares de pessoas, em diversas funções”.

Ariano acrescentou:

  • “O nosso setor sucroalcooleiro do Nordeste é considerado um grande produtor de açúcar e álcool de boa qualidade em todo o mundo”.

Crédito das fotos: Colaborador Rogério Jr

Leave a comment