Depois de mais de 800 horas de entrevista, com a análise de 2,5 mil documentos e de 2,8 mil fotos, foi lançada a biografia do tributarista Paulo de Barros Carvalho, um dos principais doutrinadores brasileiros.

  • O livro “Paulo de Barros Carvalho, um jurista brasileiro – Dimensões e Percursos”, assinado pelos doutores em História pela Universidade de São Paulo (USP), Francisco de Sales Gaudêncio e Hernani Maia Costa, foi lançado em 8 de agosto de 2017, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

Também fala da imponente marca de 64 livros escritos e de 73 capítulos que escreveu para obras de outros autores.

  • Barros Carvalho era há décadas professor de Direito Tributário na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, na Faculdade de Direito da PUC-SP e no Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (Ibet), do qual é presidente.

Ele participou, ao longo de todos esses anos, da formação de mais de 70 mil universitários e orientou cerca de 200 doutorandos.

  • O livro revela como o jurista dedicava-se aos alunos da graduação, pós-graduação e especialização, inclusive ajudando financeiramente, em algumas ocasiões.

Um dos trechos da obra destaca o custeio de estudos de especialização no Ibet para alunos carentes.

  • O jurista falecido nesta sexta-feira era admirador do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.

A tal ponto foi essa admiração que, além de ter adquirido uma fazenda no município de Arcoverde, localizada no sertão pernambucano, onde o bando de Lampião teve forte atuação, manteve a maior coleção privada de livros a respeito do “Rei do Cangaço”.

  • Com expressiva contextualização histórica, a obra retrata o ambiente político dos anos 1960, às vésperas do golpe militar de 1964.

Relata como, diante do vazio de poder aberto pela renúncia do presidente Jânio Quadros em agosto de 1961, assumiu em seu lugar o vice João Goulart.

  • Editado pela Prólogo, o livro de 444 páginas aponta também que Barros Carvalho é conhecido internacionalmente por ser o criador da Teoria da Incidência da Norma Tributária, que se baseia nos estudos desenvolvidos pelo filósofo pernambucano Lourival Vilanova e que aplica a linguística à interpretação da norma legal.

Leave a comment