

O presidente do Instituto Walfredo Guedes Pereira (IWGP), Geraldo Guedes Filho — entidade mantenedora do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) — participou na semana passada do 33º Congresso da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), evento que reuniu lideranças do setor para debater os principais desafios e oportunidades das instituições filantrópicas no Brasil.
- Durante o encontro, representantes dos hospitais filantrópicos da Paraíba também realizaram uma visita institucional ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.
A reunião teve como objetivo apresentar as demandas do segmento e discutir pautas estratégicas que impactam diretamente a assistência à população, especialmente os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).


- A programação do congresso contou com plenárias, seminários e painéis que abordaram desde o financiamento e sustentabilidade das instituições até inovações na gestão hospitalar.
Temas como a ampliação do acesso a serviços especializados, melhoria da regulação e fortalecimento das parcerias com o poder público estiveram no centro das discussões.
- Para Geraldo Guedes Filho, a presença no evento foi fundamental para alinhar estratégias nacionais e fortalecer a voz das instituições paraibanas no cenário político e institucional.


“O Congresso da CMB é um espaço essencial para unirmos forças e buscarmos soluções concretas para os desafios dos hospitais filantrópicos”.
- “A visita ao presidente da Câmara, Hugo Motta, reforçou nosso compromisso de dialogar com as lideranças políticas sobre temas prioritários, como o financiamento adequado, a ampliação dos serviços e a melhoria das condições de trabalho”.
“Nosso objetivo é único: aperfeiçoar o cuidado e salvar mais vidas, especialmente das pessoas que dependem do SUS”, afirmou.

- O Instituto Walfredo Guedes Pereira, mantenedor do Hospital São Vicente de Paulo, é referência em serviços de saúde na Paraíba e mantém seu compromisso com a qualidade, a humanização e a sustentabilidade da assistência hospitalar, reforçando o papel das instituições filantrópicas como pilares do atendimento público no Brasil.
Pelo Hospital São Vicente de Paulo, ainda participaram do 33º Congresso da CMB, o diretor técnico, Cláudio Filho e a assessora da presidência do IWGP, Flávia Marques.
- Também participaram do congresso da CMB, representando a Paraíba, o Hospital Napoleão Laureano, Hospital da FAP de Campina Grande e o Hospital Flávio Ribeiro Coutinho, de Santa Rita.