“Um partido só cresce quando está inteiro” é o título da obra, organizada pela diretora-presidente da EPC (Empresa Paraibana de Comunicação), Naná Garcez, que será apresentada ao público nesta segunda-feira, dia 25, às 19h30, na Livraria A União, no Espaço Cultural.
O livro reúne análises do jornalista Agnaldo Almeida (1950-2024) sobre os conflitos históricos e convergências do PMDB na Paraíba.
- Contendo 74 páginas, reúne, entre outros textos, o ensaio de Agnaldo que venceu o concurso “PMDB/Paraíba — Edição 2000, Prêmio Senador Humberto Lucena e Prêmio José Fernandes de Lima”, da Fundação Ulysses Guimarães (PB), também em 2000, além de outras quatro colunas do autor relacionadas à temática.
A obra literária lança luz sobre a trajetória do PMDB na Paraíba, passando por disputas internas, articulações eleitorais e momentos de ruptura, mas sempre tendo como fio condutor a importância da unidade partidária.
- O prefácio foi escrito pelo jornalista Nonato Guedes, contemporâneo de Agnaldo Almeida, nas redações.
Quem assina a apresentação da obra é Iraê Lucena, filha do ex-senador Humberto Lucena e que também teve passagem pela política como deputada estadual.
PERFIL DO AUTOR
Ao longo de mais de 50 anos de trajetória profissional, Agnaldo Brito Almeida — formado em Farmácia e Bioquímica, em 1976, na UFPB, mas que optou gradualmente pelo jornalismo — dedicou-se intensamente à análise política, em passagens como colunista pelos jornais Correio da Paraíba, O Norte, O Momento e as revistas semanais A Carta e A Semana.
- Muitas das colunas de Agnaldo foram veiculadas em A União, dos anos de 2012 a 2016.
Foi secretário de Comunicação Social do Governo do Estado na gestão de Ronaldo Cunha Lima, em 1990, além de colaborar ativamente com a Associação Paraibana de Imprensa (API) e o Sindicato dos Jornalistas.
- SERVIÇO:
LIVRARIA A UNIÃO – POETA JUCA PONTES
(Espaço Cultural, R. Abdias Gomes de Almeida, nº 800, Tambauzinho, João Pessoa).