Na primeira parada do retorno do programa ‘Câmara no Seu Bairro’, que se propõe a aproximar os parlamentares da população, os vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) destacaram a importância de ir diretamente aos bairros e ouvir as reivindicações dos moradores da Capital.

  • Na audiência desta quinta-feira (28), os parlamentaras abriram espaço para que a população residente nos bairros dos Estados, Padre Zé, Treze de Maio, Mandacaru, Ipês, Pedro Gondim e Tambiá apresentassem demandas e sugestões na tribuna para as suas respectivas regiões.

Para o vereador Fábio Lopes (PL), estar perto da população diariamente é fundamental:

  • “É importante a gente estar próximo do povo, não só na campanha eleitoral, mas, sim, no dia a dia. Tenho a cultura de fazer isso semanalmente. Hoje, estive no bairro de Mangabeira, Paratibe, Laranjeiras, e agora a gente também vem aqui, pessoalmente, escutar cada demanda”.

“Fico muito feliz. Essa foi a minha primeira participação como vereador. Espero escutar mais, para aprender mais e tentar devolver mais à população”.

  • Sobre o Bairro dos Estados, o parlamentar Raoni Mendes (DC) afirmou:

“Há alguns gargalos que a população precisa vencer para que se acelere o processo de melhoria do bairro, e eu não vejo forma melhor de resolver os problemas do que falar com o vereador e pedir ao Executivo por essas melhorias. Quanto mais você se aproxima do vereador, mais perto você chega da solução do seu problema”.

  • Tarcísio Jardim (PP) disse acreditar que ir aos bairros, num ambiente menos institucional, pode propiciar que os moradores se sintam mais à vontade para apresentar suas demandas:

“Muitas vezes, a sociedade fica um pouco receosa de ir à Câmara, mesmo sendo a Casa do Povo. A gente não vê a população frequentando a Câmara, como realmente poderiam e gostaríamos”.

  • “Então, essa ferramenta faz com que você fique no seu bairro, num ambiente não tão institucional. Fica mais propício para que a população um pouco mais tímida traga suas demandas”.

O vereador Fábio Carneiro (Solidariedade), então, declarou:

  • “Se o povo não vai à Casa oficial do parlamento, o parlamento tem que ir às ruas. A Câmara Municipal de João Pessoa está dando uma grande demonstração de democracia, indo ao encontro do povo nos bairros, para colher informações, impressões, saber o que está faltando, o que precisa ser cobrado”.

“Nós colhemos tudo isso e levamos ao Executivo, que é quem executa. Nosso papel aqui, hoje, é esse, ouvir e, então, levar para o Executivo, tanto estadual como municipal, seja qual for a esfera”.

  • “O vereador é o político mais próximo do povo, então, nada mais justo do que vir ao encontro do povo. Para nós, parlamentares, é muito importante estar sempre perto, escutando essas reivindicações para fazer a ponte junto com o Executivo”, ressaltou Damásio Franca (PP).

Ícaro Chaves (Podemos) parabenizou todos os colegas parlamentares pelo programa:

  • “Parabenizo todos os vereadores, em nome do presidente Dinho Dowsley, por essa atitude, por levar a Câmara para perto das pessoas, para que participem ainda mais do debate dos problemas e soluções para cidade, e para que a gente possa construir juntos uma cidade mais justa e melhor de se viver”.

Para João Corujinha (PP), o papel do parlamentar é realmente estar perto da população:

  • “O papel do vereador é esse, estar perto do povo, ouvir as demandas da população. Ir aos bairros é muito bom, porque você conversa com as pessoas. Muitos não vão à Câmara, então a gente vai aos bairros”.

Chico do Sindicado (Avante) reforçou:

  • “Às vezes não é tão simples para um morador sair do seu bairro para ir à Câmara, então esse intercâmbio que a gente viu aqui é muito importante”.

“Vamos juntos construir a cidade que a gente deseja. As sessões ordinárias da Câmara acontecem no mesmo horário em que a população está no trabalho. À noite, então, é mais uma possibilidade para que falem”.

  • “Vamos dialogar com a população, ouvir e ampliar o debate da Casa, mostrando que a Câmara está presente para dialogar com todos”, salientou a vereadora Jailma Carvalho (PSB).

De acordo com Marcos Vinícius (PDT), o projeto ressalta o momento de aproximação com a sociedade:

  • “É o momento em que a gente está mais próximo do cidadão, dos bairros da cidade, em que a gente vai ter a oportunidade de ouvir mais, de escutar, de receber as demandas e poder encaminhar ao Executivo para que possa cumprir os objetivos do povo de João Pessoa”.

Alguns bairros, segundo Mô Lima (PP), não são tão acessíveis, uma vez que a população reside predominantemente em prédios, e o ‘Câmara no Seu Bairro’ facilita o diálogo:

  • “A gente, às vezes, não tem acesso a vários bairros, porque são muito fechados, muitos moradores residem em prédios. Hoje ouvimos as demandas dessa população, para que a gente possa trabalhar também com os bairros que a gente não tem tão acesso”.

Rômulo Dantas expressou sua alegria por participar da audiência.

  • “É importante estarmos aqui, vendo essa quantidade de pessoas participando, trazendo propostas e informações, para que nós possamos pensar projetos relevantes, representando o povo e buscando melhores condições para todas as pessoas”.

O vereador Valdir Trindade (Republicanos) endossou que a iniciativa da Câmara Municipal foi um acerto:

  • “Esse é um movimento que tem que acontecer várias vezes. Nos bairros, o povo tem a oportunidade de ser ouvido, de expor suas ideias, reclamações, demandas”.

“Isso valoriza a nossa Casa, os nossos vereadores e, também, nossos eleitores. O povo de João Pessoa é que sai ganhando”.

  • O fortalecimento da relação entre os parlamentares e os cidadãos é um dos efeitos significativos do ‘Câmara no Seu Bairro’, para o vereador Luís da Padaria (Agir).

“Essa interação é importante. Estar perto da população é o papel do vereador”, destacou.

  • Edmilson Soares (PSB) também vê a ação como louvável:

“É importante a Câmara se deslocar para os bairros, porque é aqui que nós vamos ouvir, in loco, as reclamações e os elogios da população”.

  • Marcos Henriques (PT) concordou com a relevância do evento, mas pediu resultados efetivos:

“Espero que as demandas sejam ouvidas realmente, que o governo possa captar tudo que foi dito aqui e levar para a gestão”.

  • “O que não podemos é fazer um evento desse e não termos resultados. É um evento positivo, é um evento que nós fazemos com muito gosto, mas tem que ter resultado”.

“Ninguém conhece melhor os bairros do que os seus próprios moradores. É importante que a gente possa estar se colocando na condição de ser esse elo, na busca da resolução desses problemas”.

  • “A ideia é que após colhermos todas essas informações possamos transformá-las em requerimentos e projetos de lei para apresentar à Câmara Municipal e, então, ao Poder Executivo. Esse é o papel do vereador”, concluiu Bosquinho (PV).

Leave a comment