“Uma festa patriótica com muita música e cultura” – é o que anunciam sindicatos, centrais sindicais, partidos políticos e movimentos sociais para este próximo domingo, dia 7 de setembro, em JoãoPessoa-PB.
- Trata-se de uma reação às pressões para anistiar os integrantes da tentativa de golpe do 8 de janeiro de 2023 e às ameaças do governo dos Estados Unidos à soberania brasileira.
O movimento reúne as centrais sindicais CUT e CTB, os partidos políticos PCdoB, PSB, Psol, PT e UP, diversos sindicatos e movimentos sociais.
- Essas organizações, integrantes do Movimento pela Soberania e Democracia, vão participar, em João Pessoa, do desfile cívico militar que comemora a independência do Brasil e, assim, marcar posição pela defesa do país contra recentes ataques externos e internos que ameaçam a estabilidade política e econômica.
A concentração está marcada para as 9 horas, no Parque da Lagoa (Parque Solon de Lucena), com a entrada na avenida Beira Rio, onde ocorre o desfile, prevista para o meio-dia.
- Dessa forma, o Movimento pela Soberania e Democracia junta-se ao Grito dos Excluídos, que este ano realiza sua 31ª marcha.
O desfile será dividido em três alas temáticas, representativas da luta do Movimento:
- a “Ala da Soberania”, animada pelo grupo Maracastelo;
- a “Ala O Pix é dos Brasileiros”, animada pelo Baque Mulher; e
- a “Ala Brasil mais Justo”, animada pelo Maracatu Pé de Elefante.
- “Junto com o grito dos excluídos pretendemos levar centenas de pessoas que compreendem a gravidade dos ataques à nossa soberania e democracia perpetrados pelo imperialismo americano e seus subalternos no Brasil” – anuncia Romero Antônio, do Coletivo Cotonetes e um dos coordenadores do Movimento pela Soberania e Democracia.