- Hilton Gouvêa – Jornalista
Especial para o BLOGdoGM
Filha de um coronel do Exército Português, a pernambucana Ana Paes era considerada uma mulher mentalmente evoluída para o seu tempo (1617 – 1674).
- O coração de Ana Paes só foi flechado mesmo por Cupido em 23 de janeiro de 1637 – ela estava com 20 anos, no auge da sua formosura e fortuna – quando viu desembarcar o futuro amor de sua vida em Recife, materializado no físico do conde alemão Johan Mauritz Van Nassau Siegen, o famoso Mauricio de Nassau.
Este foi mandado ao Brasil Pela Companhia das Índias Ocidentais, a fim de governar os engenhos da América Portuguesa (dominados pelos holandeses) e, aqui, permaneceu por sete anos, até o início de 1644.
- Esbelto e ostentando seu cabelo ruivo, coberto por um chapéu alto com abas largas, Nassau desceu do navio que o transportava com muita elegância, exibindo um riso de boas-vindas nos lábios e gesticulando para o público com classe e educação.
A menininha ficou impressionada com aquela figura de homem, raríssima em Pernambuco.
- Ana Paes fez valer seus encantos e dinheiro.
Infiltrou-se entre os nobres portugueses e flamengos que iriam receber o Conde Nassau, com faustoso banquete.
- Não se sabe se foi neste mesmo dia que começou o romance entre os dois.
Mas, observavam os ferinos olhos e falavam as más línguas, que Nassau transferia para longe do Recife ou mandava de volta para a Holanda, o militar ou civil que se insinuasse para a sua literalmente açucarada Ana Paes.
- Como prova de seu amor pelo príncipe alemão, Ana Paes mandou-lhe de presente 60 caixas de açúcar (hoje equivalente a três toneladas).
Ela viveu na opulência da sociedade pernambucana da época.
- Mas seu brilho e esplendor ficaram foscos, depois que Nassau voltou para a Holanda, chamado pela Companhia das Índias Ocidentais.
Casada, no momento, com um holandês, Ana foi considerada também holandesa e obrigada a embarcar para a Holanda, onde morreu em 1674, aos 57 anos de idade.
NOTA DO REDATOR DO BLOGdoGM – A primeira parte desta história está disponível para os leitores acessarem na íntegra. Basta clicar no link a seguir: https://giovannimeirelles.com.br/2025/09/07/ana-paes-o-amor-acucarado-de-mauricio-de-nassau-parte-01/