Empresa é patrocinadora oficial da 2ª edição da corrida “10 Milhas do Trabalho”, lançada nesta terça-feira (dia 16) em João Pessoa, com foco no combate ao trabalho infantil.
- A diretora jurídica e compliance da AeC, Flávia Tomagnini, a desembargadora e presidente do TRT-PB, Herminegilda Leite Machado, e Ludmilla Quick, superintendente jurídica e compliance da AeC.
A AeC, maior empregadora privada da Paraíba e uma das maiores do país, reafirmou seu compromisso com a responsabilidade social ao patrocinar a segunda edição da corrida “10 Milhas do Trabalho”, lançada oficialmente nesta terça-feira (dia 16) pelo Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região).
- O evento aconteceu na Arena CSQ, em João Pessoa, e reuniu autoridades, empresas, entidades patrocinadoras e representantes da sociedade civil em defesa da causa tema da corrida – o combate ao trabalho infantil e à exploração de crianças e adolescentes.
A corrida, marcada para o dia 26 de outubro, celebra também os 40 anos de atuação do TRT-PB e terá percursos de 5 km, 10 km e 16 km.
- Mais do que um evento esportivo, a iniciativa busca sensibilizar a população para a importância de proteger os direitos de crianças e adolescentes.
A desembargadora Herminegilda Leite Machado, presidente do TRT-PB, destacou a importância de associar a comemoração da data à proteção da infância.
- “O lugar da criança é na escola, é brincar, é vivenciar atividades lúdicas. A criança que trabalha perde a infância, e isso compromete sua criatividade e sua saúde no futuro”, declarou.
Ela também ressaltou o papel do esporte como fator de conscientização e promoção de saúde.
- Reforçando a relevância da parceria com empresas como a AeC na realização do evento de lançamento e da corrida, o juiz do trabalho George Falcão lembrou a importância da conscientização sobre o tema escolhido este ano:
“Ainda vemos crianças nos sinais tentando complementar a renda da família, e esse é o alerta que queremos reforçar e ajudar a combater”, disse.
- Para a diretora jurídica e de compliance da AeC, Flávia Tomagnini, apoiar o projeto é reforçar a coerência entre valores institucionais e prática empresarial.
Segundo ela, a corrida é um esporte democrático, mas o que chamou a atenção da AeC foi a escolha do tema.
- Quando falamos em trabalho infantil, tratamos da face mais crítica do trabalho informal, que priva crianças do acesso à educação, ao lazer e à proteção familiar.
Apoiar esta iniciativa é reafirmar nosso compromisso com o trabalho digno, inclusivo e que protege as próximas gerações”, afirmou.
- Na mesma linha, o engenheiro Marcelo Monteiro, da CSQ Engenharia, parceiro oficial do evento, afirmou:
“É uma honra participar dessa causa junto ao TRT-PB. O esporte é inclusivo, democrático e todos podem participar. Associar nossa marca a um projeto que promove bem-estar e, ao mesmo tempo, presta um serviço à sociedade é motivo de muito orgulho”.
- Por sua vez, o organizador da corrida, Rafael Coelho, da TRCRONO, reforçou o convite à comunidade.
“A corrida é aberta a todos, não se restringe aos servidores do Tribunal. Queremos realizar um evento à altura dos 40 anos do TRT-PB, unindo qualidade de vida, prática esportiva e conscientização social”, afirmou.
Conscientização e estatísticas
- Apesar das proibições legais estabelecidas pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela CLT, casos de trabalho infantil ainda persistem.
De acordo com o Relatório Mensal de Atendimento dos CRAS Regionais e Municipais da Paraíba (Centro de Referência de Assitência Social), em 2024, foram registrados 74 atendimentos de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, sendo 48 meninos e 26 meninas.
- Apenas no primeiro trimestre de 2025, já foram identificados 26 novos casos.
As inscrições para a corrida já estão disponíveis no site Race83, com percursos de 5 km, 10 km e 16 km.
- A largada acontece em 26 de outubro, na Arena CSQ.