A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), após passar pelos municípios de Campina Grande, Guarabira e Patos, realizou, nesta quarta-feira (dia 24), mais uma sessão itinerante.

  • Desta vez, o Poder Legislativo esteve na cidade de Itaporanga, na região do Vale do Piancó para ouvir a população e aprovar projetos para garantir a segurança hídrica da região.

O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, afirmou que esta é mais uma oportunidade que o Poder Legislativo tem de cumprir o seu papel, que é estar perto do povo, visitando todas as regiões da Paraíba, ouvindo as demandas da população.

  • “Agradeço aos deputados da Casa e ao povo que compareceu em massa aqui na cidade de Itaporanga. Isso mostra que o nosso trabalho de trazer a itinerante para o interior da Paraíba é muito importante”.

“E nós vamos continuar desta forma, aproximando a Assembleia do povo para que cada vez mais possamos construir, através do Poder Legislativo, uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, declarou Galdino.

Segurança hídrica

  • A estiagem na região foi um dos temas destacados na votação desta quarta-feira.

O deputado Branco Mendes, através dos Requerimentos 24.849/2025 e 24.851/2025, solicitou à Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos a disponibilização de carros-pipa e a execução dos serviços de perfuração de poços artesianos na zona rural do município de Itaporanga e em todos os municípios que integram o Vale do Piancó.

  • Já o deputado Chico Mendes, com base em demandas que chegaram ao seu gabinete vindas da população do Vale do Piancó, apresentou o Requerimento 24.860/2025, solicitando ao Governo do Estado e à Universidade Estadual da Paraíba a criação e implantação de um campus da instituição na cidade de Itaporanga.

Projetos de lei

O deputado Dr. Taciano Diniz, que é da cidade de Itaporanga, apresentou o Projeto de Lei 5.182/2025, que dispõe sobre o Estatuto da Pessoa com Doença Rara e a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Doença Rara.

  • O texto defende que sejam realizadas ações intersetoriais às pessoas com doença raras e que sejam asseguradas a elas o direito constitucional à saúde e ao tratamento médico adequado com base nas competências previstas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Homenagens

Durante a sessão itinerante, foram entregues a Medalha Epitácio Pessoa ao professor e diretor do IFPB em Itaporanga, Ridelson Farias de Sousa, e a Paulo Porcino da Silva.

  • A homenagem, proposta pelo deputado Dr. Taciano Diniz, reconhece a contribuição dos dois profissionais para o desenvolvimento da cidade, destacando a implantação do IFPB no município e o fim de mais de 700 casas de taipa como conquistas marcantes lideradas por eles.

Os deputados aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 5.182/2025, que reconhece a sexagenária Banda Filarmônica Cônego Manoel Firmino, do Colégio Diocesano Dom João da Mata de Itaporanga-PB, fundada em 06 de setembro de 1965 pelo Padre José Sinfrônio como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba.

Leave a comment