- A cidade de São João do Rio do Peixe está vivendo uma semana inteira em clima de festa, com inaugurações em diversas áreas, sob a coordenação do prefeito Luiz Claudino e da primeira-dama Larúcia Sá Fernandes.
Dentro da programação, destacou-se o evento cultural ocorrido neste último dia 03 de outubro (sexta-feira passada), quando foi realizada a aposição de uma placa metálica emoldurada na Casa Nº 67 da Rua Líbio Brasileiro, em homenagem ao local de nascimento e passagem da infância do escritor, historiador e imortal da Academia Paraibana de Letras (APL), Francisco de Sales Gaudêncio.
- Essas atividades foram realizadas numa iniciativa conjunta da Prefeitura Municipal de São João do Rio do Peixe e da Academia Paraibana de Letras.
Por parte da APL, prestigiaram a cerimônia histórica, emotiva e sentimental, os acadêmicos:
- Damião Ramos Cavalcanti (ex-presidente da instituição, representando o atual dirigente maior Ramalho Leite, que não pode viajar por motivos superiores),
- Hildeberto Barbosa,
- Flávio Tavares e
- Rui Leitão,
- além do próprio homenageado (Sales Gaudêncio).
O escritor, jornalista e acadêmico pernambucano Mário Hélio, que é paraibano de nascimento, também compareceu ao evento, deslocando-se do Recife-PE, exclusivamente para prestigiar a APL, de maneira geral e em particular ao seu amigo pessoal Francisco de Sales Gaudêncio.
- São dele, os créditos destas fotos publicadas no BLOGdoGM.
- Logo na manhã do sábado, dia seguinte, a cidade reverenciou a imagem de São Francisco.
São João do Rio do Peixe (anteriormente chamada de Antenor Navarro) se transformou novamente em festa religiosa, tornando-se uma verdadeira mini-Canindé (em comparação com as celebrações sacras de São Francisco das Chagas em Canindé, localizada no vizinho Estado do Ceará, que é considerada uma das maiores expressões de fé popular do Nordeste, ao lado de Frei Damião e Padre Cícero de Juazeiro do Norte).
- Agora em 2025, a celebração foi ainda mais especial, celebrando os 800 anos do “Cântico das Criaturas”.