
- Por: Hilton Gouveia
Especial para o BLOGdoGM
Os meados de 1986 foram férteis em aparições de Naves no Brejo paraibano.
- Algumas ocorrências estão relatadas aqui.
Eu vinha de Pirpirituba com Silvio, fotógrafo de A União, numa motocicleta e, de repente, o motor parou.

- Na curva da Pedra do Urubu, um bólido de fogo surgiu a uns 100m de altura.
Pensamos tratar-se de fogo em roçados, mas o bólido pairou alguns metros sobre nossas cabeças e tomou rumo horizontal com destino a Guarabira.
- Quando chegamos lá, o bólido já tinha o formato visível de um cilindro e fazia voos baixos sobre a cidade, depois sumiu misteriosamente por trás da Catedral de N. S. da Luz.
No decorrer dessa semana de outubro de 1986 e em meses seguintes, o órgão criado em Guarabira pelo jornalista e advogado Cláudio Cunha, teve notícias dos seguintes casos:
NOTA DO REPÓRTER – Esse órgão servia para registrar surgimentos de naves ET’s.
1) A queda em Jacaraú, de um objeto estranho vindo do ar.
Era um tanque de combustível de satélites, que na atmosfera conduz hidrazina.
Carlos Belarmino (falecido na pandemia de Covid-19) guardou esta peça “ET”.
2) A mãe do policial civil Geraldo, foi perseguida por 4 bolas de fogo, que flutuavam a 1 m do chão.

3) Em Pilõezinhos, um homem foi Abduzido num sítio chamado 3 Rios.
Oito dias depois o acharam no mesmo lugar onde sumiu, com forte anemia e mudo, além de uma expressão de terror no rosto.
Agentes do Centro de Treinamento Aeroespacial de São José dos Campos (SP) estiveram em sua casa e aconselharam a família a ficar calada.
O homem morreu com estranhas feridas pelo corpo.

- 4) Na zona rural da Chã do Lindolfo, em Bananeiras, uma agricultora chamada Josefa, teve as nádegas e seios queimados por estranhas esferas de fogo que a atacaram no roçado.
Em tempo: o então deputado federal e ex-governador Roberto Paulino denunciou, no Congresso Nacional, em Brasília-DF, a necessidade de maiores investigações por parte das autoridades aeronáuticas brasileiras sobre essas ocorrências ufológicas.
- NOTA DO REDATOR DO BLOGdoGM – Segundo o repórter Hilton Gouveia, todo o acervo dessa época está guardado com o popular “Marcos Doido” ou “Marcos ET”, que mora no bairro do Juá.
A mulher dele trabalha na Prefeitura Municipal de Guarabira.

- Outra pessoa, chamada Raniery Augusto, revelou ao escritor e ufólogo Lucas Medeiros, membro da AGLACMA (Academia de Letras e Artes de Guarabira, que esse material está em seu poder, conforme transcrição da conversa abaixo, pelos grupos de WhatsApp:
RANIERY – Tenho em minha casa todo o arquivo que pertenceu ao saudoso professor Carlos Belarmino.
São dezenas e dezenas de anotações sobre os avistamentos em Guarabira e região, além de fotografias inéditas dos objetos.
- Se tiver interesse em examinar este material para um episódio, Lucas, estou a seu dispor.
LUCAS – Vamos marcar meu amigo, isso seria ótimo.

Lucas Medeiros é escritor e pesquisador de campo, participando da produção dessa série abaixo:
- Neste domingo entrou no ar o 3º Episódio da série documental brasileira independente sobre o fenômeno OVNI.
Está cheia de depoimentos reveladores, flagrantes de imagens reais e informações de cair o queixo.
- Confere lá! Se inscreve no Canal, dê um like e compartilhe!
BASTA CLICAR NO LINK ABAIXO QUE VOCÊ SERÁ REDIRECIONADO PARA O FILME:
(9) ATALAIA Vigilantes dos Céus Episódio 3 – YouTube
SINOPSE DO 3º EPISÓDIO PRODUZIDO PELA STAIR FILMES DE CAMPINA GRANDE
- Minissérie documental em 5 episódios.
O EPISÓDIO 3 de “ATALAIA: Vigilantes dos Céus” foca nos intensos eventos ufológicos de Guarabira (PB), com ênfase no auge de 1996, validando-o e detalhando-o através de múltiplos relatos de testemunhas diferentes.
- Apresenta os avistamentos de OVNIs com formatos variados, incluindo bolas de fogo, objetos luminosos e, principalmente, naves triangulares enormes e silenciosas dentro da cidade, que geraram tanto pânico quanto fascínio.

O evento mais marcante foi em outubro de 1996, quando uma grande nave triangular gigantesca passou tão perto que transformou a noite em dia.
- Apesar de várias testemunhas, houve quem não viu, o que torna o evento ainda mais misterioso.
Além dos objetos, o episódio explora experiências pessoais de contato, como a aparição de uma entidade alta de olhos azuis que adentra uma casa e desaparece num raio.
- O documentário encerra com as especulações sobre a origem do fenômeno, fazendo ligação com textos bíblicos apocalípticos, especificamente Apocalipse 16: 13-14.
ACESSE TAMBÉM PELO LINK: https://youtu.be/QdTxhisbjPY – BASTA COPIAR E COLAR = Control C + Control V
- A REVISTA “UFO MAGAZINE”, EDITADA POR ADEMAR GEVAERD, TAMBÉM PUBLICOU VÁRIAS MATÉRIAS SOBRE GUARABIRA E A ONDA OVNI.
NA ÉPOCA , ESSE ASSUNTO FOI OBJETO DE REPORTAGEM ESPECIAL EXIBIDA NO PROGRAMA DOMINICAL “FANTÁSTICO” DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO, EM REDE NACIONAL, NO HORÁRIO NOBRE:
O HISTORY CHANNEL, CANAL DE TV PAGA, POR ASSINATURA, TAMBÉM REPRISOU UM EPISÓDIO SOBRE A ONDA OVNI DE GUARABIRA, NO DIA 6 DE AGOSTO DESTE ANO:
Guarabira, no Brejo Paraibano, voltou ao centro das atenções após o History Channel reprisar um episódio impactante sobre a onda de aparições de OVNI’s ocorrida na cidade nos anos 1990.
- A reexibição reacendeu o debate nas redes sociais, despertando o interesse de novos públicos e reforçando o legado da cidade no cenário da ufologia brasileira.
- Há cinco anos atrás, também foi produzido um documentário sobre a Equipe de Pesquisas Ufológicas de Guarabira (EPUG) que possui um arquivo com mais de 16 horas de filmagens, fotografias e relatos das aparições.

