Segundo o Caged, apenas em agosto, o setor gerou mais de 55 mil empregos formais, quase 38% do saldo nacional, um movimento que a AeC impulsiona no Nordeste com milhares de novas oportunidades.
Empatia, habilidade de comunicação e adaptabilidade.
Essas são as principais características para quem pretende ingressar no setor de Serviços que, atualmente, oferece inúmeras possibilidades.
- Depois de uma década fora do mercado de trabalho, Diandra Mendes Alves Batista, de 35 anos, comemora o período de treinamento em curso na AeC, referência nacional em soluções para a experiência do cliente e gestão de processos de negócios e uma das maiores empregadoras privadas da região Nordeste.
A atendente de telemarketing precisou parar de trabalhar para cuidar do filho, fruto de uma gestação de alto risco.
- Ao tentar retornar ao mercado, enfrentou dificuldades e até discriminação.
“Em um dos processos seletivos, cheguei a ouvir que a empresa priorizava candidatos homens e, preferencialmente, jovens, sem filhos”, relembra.
- Contratada pela AeC há um mês, Diandra comemora a oportunidade de conciliar maternidade e trabalho.
“Voltei com toda a força, me adaptando às novas tecnologias e investindo na construção da minha carreira e da minha independência”, afirma.
- Diandra é apenas um exemplo de um setor que, há meses, lidera a quantidade de contratações no Brasil.
De janeiro a agosto/25, a AeC realizou mais de 16,6 mil novas contratações nos quatro Estados do Nordeste em que atua: Paraíba, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte.
- Apenas na Paraíba, o número foi de 8.892 novos postos ocupados, inclusive, inaugurando a unidade em Patos, no Sertão do Estado.
Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, em agosto, o setor de Serviços foi um dos principais motores do resultado positivo alcançado na região Nordeste com mais 55.344 postos formais criados, o que corresponde a 37,6% do saldo nacional de 147.358 vagas.
- Na Paraíba e no Ceará, o saldo apenas em agosto foi superior a 2 mil vagas e em Alagoas e no Rio Grande do Norte, acima dos 1,2 mil.
Para a superintendente de Pessoas da AeC para o Nordeste, Yveth Alves, essas novas contratações refletem o crescimento da companhia que, apenas na região Nordeste, emprega mais de 35 mil pessoas.
- “Os resultados significativos alcançados para os clientes têm contribuído sobremaneira para a ampliação do portfólio de serviços demandados, o que exige a expansão do quadro de colaboradores”.
“A cada minuto, a AeC gera um novo emprego em algum lugar do Brasil e, diariamente, promove 16 pessoas”, avalia.
- Para trabalhar no setor, Yveth lista as principais características:
- comunicação,
- relacionamento interpessoal,
- adaptabilidade,
- proatividade,
- organização e bom humor, além de
- ética profissional,
- inteligência emocional e
- vontade de aprender continuamente.
- A capacidade de trabalhar em equipe, solucionar problemas, gerenciar o tempo e ter um bom nível de comunicação são cruciais para o sucesso na área.
Vagas abertas
Atualmente, a AeC tem 1.862 vagas disponíveis nas suas seis unidades do Nordeste.
- Na Paraíba, as 920 vagas estão distribuídas entre os municípios de João Pessoa (637), Campina Grande (163) e na nova unidade de Patos (120).
No Ceará, são 770 oportunidades em Juazeiro do Norte; em Alagoas, 95 vagas em Arapiraca e no Rio Grande do Norte, 77 na cidade de Mossoró.
- As oportunidades são voltadas ao setor de atendimento ao cliente, com contratação pelo regime CLT, e benefícios como plano de saúde e odontológico, seguro de vida, auxílio creche, jornada reduzida de 6h20 e possibilidade de crescimento profissional.
Em algumas cidades, há ainda a opção de trabalho remoto.