Com quase 15 anos de atuação na Paraíba, a empresa é a maior Empregadora do setor de contact cente no Brasil

  • Informação e transparência são fundamentais na gestão de qualquer negócio, seja ele grande ou pequeno.

No caso de companhias que empregam mais de 50 mil pessoas, essas práticas são essenciais para garantir o sucesso de todos os envolvidos – colaboradores, gestores e a sociedade em geral, principalmente nas regiões em que atuam.

  • E a forma mais eficaz de comunicar o desempenho de uma empresa em relação às práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), são os Relatórios de Sustentabilidade-GRI, que abrangem diretrizes e métricas adotadas globalmente.

Guiada por seus princípios inegociáveis — como foco, colaboração, busca constante pela excelência e coragem para mudar quando necessário, a AeC, a maior empregadora privada da Paraíba, apresentou, nesta quinta-feira, dia 16, seu primeiro relatório GRI, em um evento para mais de 80 convidados, durante encontro em João Pessoa.

  • A intenção é prestar contas e dar visibilidade ao impacto social da empresa nas comunidades onde atua, seja pela empregabilidade formal, seja pelas iniciativas de sustentabilidade, diversidade e responsabilidade social.

O evento, que contou com as palestras do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Amaury Rodrigues, e do Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Leonardo Trajano, teve também a participação dos representantes do Governo do Estado, do Poder Legislativo, das prefeituras municipais, além de integrantes do Judiciário, imprensa, associações e entidades de classe.

  • O fundador e presidente do Conselho Administrativo da AeC , Antônio Guilherme Noronha, o CEO Raphael Duailibi, a Diretora Jurídica, de ESG e Compliance Officer, Flávia Tomagnini, e o Vice-Presidente de Pessoas e Serviços Corporativos, Alexandre Faria, receberam os convidados e apresentaram os resultados da empresa, destacando os principais pontos do Relatório de Sustentabilidade, assim como os indicadores de impacto econômico e social no estado da Paraíba e na região Nordeste.

O Governador João Azevêdo e a Desembargadora-presidente do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), Herminegilda Leite Machado, também participaram do evento.

Desenvolvimento Sustentável

  • A atuação da AeC possui forte conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, – agenda desenvolvida pela Organização das Nações Unidas – ONU – para reunir as organizações, os governos e toda a sociedade em uma trajetória única e necessária para tornar o futuro mais sustentável.

Na AeC, nove dos 17 ODS estão no centro da estratégia, gerando metas internas, que reforçam o compromisso em integrar inovação, responsabilidade social e crescimento econômico em uma mesma agenda — uma trajetória que alia propósito e resultado.

  • “Quando olhamos para os nossos mais de 20 mil colaboradores na Paraíba e vemos que mais de 15.500 — ou 79% — estão inscritos no CadÚnico, entendemos de forma muito concreta o alcance social da AeC”, pontua Flávia Tomagnini, diretora Jurídica, Compliance e ESG da companhia.

Segundo ela, em Campina Grande, por exemplo, 83% dos nossos profissionais fazem parte do cadastro; em João Pessoa, 75%; e em Patos, 77%:

  • “Esses números mostram que nossa presença vai além da geração de empregos — ela representa acesso à renda, capacitação e mobilidade social em regiões onde o trabalho formal transforma vidas”.

“É assim que traduzimos, na prática, o compromisso da AeC com ESG: promovendo inclusão, dignidade e desenvolvimento humano em larga escala”, destaca Flávia Tomagnini.

  • Com investimentos contínuos em inteligência artificial, automações e outras inovações disruptivas, os processos foram otimizados, tornando o trabalho mais fluido e satisfatório.

A função de todos os colaboradores é construir relacionamentos de confiança, segurança e responsabilidade com clientes e consumidores.

  • Nesse contexto, o fundador da AeC, Antônio Guilherme Noronha, afirma:

“A tecnologia deve ampliar o potencial humano, e não substituí-lo. A inteligência artificial, quando aplicada com propósito, é uma ferramenta de inteligência ampliada — que potencializa talentos, melhora processos e cria novas oportunidades”.

  • “Na AeC, acreditamos que inovação e humanização caminham juntas, porque o que realmente transforma é a capacidade de conectar pessoas.”

Do total de 20.536 colaboradores da AeC na Paraíba, 61,9% são mulheres e 65,8 % são negros e pardos.

  • A construção de carreira é uma realidade já que, apenas de janeiro/24 a setembro/25, mais de 3.800 pessoas foram promovidas no Estado e, em 2024, a empresa foi considerada pela 5ª vez consecutiva um ótimo lugar para trabalhar, recebendo o selo Great Place to Work.

O VP de Pessoas e Serviços Corporativos da AeC, Alexandre Faria, pontua que o maior compromisso da AeC é com as pessoas:

  • “Tecnologia, processos e estrutura são fundamentais, mas é o potencial humano que sustenta o crescimento da AeC e dá sentido à nossa atuação”.

“Cada oportunidade gerada e cada carreira construída refletem um compromisso genuíno com o desenvolvimento sustentável — das pessoas e das comunidades onde estamos presentes”.

  • Os processos de diversidade e inclusão são robustos, reconhecidos e certificados pela ISO 30415 – Diversidade e Inclusão, tendo sido a AeC a primeira empresa brasileira a conquistar esta certificação.

“A força da AeC está na combinação entre tecnologia e pessoas. Mais do que formar profissionais, a AeC forma histórias de vida de forma inclusiva, com oportunidade para todos”.

  • “Quando oferecemos oportunidades reais de crescimento, promovemos transformação e essa transformação se reflete também na sustentabilidade do nosso negócio”, destaca Raphael Duailibi, CEO da AeC.

“Por isso, o evento de apresentação do Relatório de Sustentabilidade torna-se ainda mais importante, já que nos permite compartilhar resultados, dar transparência às nossas ações e reforçar o compromisso público com um modelo de negócio que gera impacto positivo nas pessoas, nas cidades e no futuro do trabalho, além de ser um marco no nosso setor, reforçando sempre a vanguarda da AeC nos temas mais caros à institucionalidade, como Governança, Compliance e Responsabilidade Social”, destaca Duailibi.

Centro de Operações de Campina Grande

  • Campina Grande abriga a unidade mais antiga e a de maior porte da AeC na região Nordeste, tanto sob a perspectiva do volume de faturamento quanto do número de postos de trabalho.

A unidade foi implantada em 2012, inicialmente com 4,2 mil colaboradores, entre os quais 81% estavam alocados em posições de atendimento voltadas para os principais clientes do seu portfólio.

  • O contingente de mão de obra da unidade da AeC em Campina Grande mais que dobrou após a primeira década de operação na cidade, alcançando a proporção de 1/3 dos empregos formais de jovens até 24 anos, 7,8% dos postos de trabalho formais do município, ou 9,0% quando se observa apenas os postos de trabalho no setor privado.

Entre 2018 e 2023, o número de colaboradores na unidade cresceu em média 13,9% ao ano (a.a.), enquanto o número de empregos formais cresceu 3,2% a.a. em Campina Grande como um todo e 3,8% a.a. no setor privado.

Centro de Operações de João Pessoa

  • A operação da AeC em João Pessoa teve início em 2013, contando com 2,4 mil colaboradores.

De 2014 a 2022, mais R$181 milhões foram investidos em melhorias e expansões de capacidade, inaugurando em 2023, uma nova unidade, referência em arquitetura, capacidade operacional e sustentabilidade.

  • Hoje, as duas unidades da AeC em João Pessoa empregam mais de 10 mil colaboradores e atendem a clientes dos mais diversos segmentos, especialmente, instituições financeiras, e-commerce, telecom, entre outros.

Centro de Operações de Patos

Recentemente, em julho deste ano, a AeC inaugurou sua mais nova unidade na Paraíba, em Patos, onde já totaliza mais de 300 colaboradores em menos de três meses completos.

Compromissos firmados

  • Além da gerar um novo posto de trabalho por hora nos últimos três anos, a AeC apoia fortemente projetos de inclusão e proteção social, com destaque para o “Antes que Aconteça” — iniciativa do Governo da Paraíba, voltada ao acolhimento de mulheres vítimas de violência, participando ativamente da estruturação de um espaço de capacitação e letramento digital.

Os espaços oferecem acolhimento seguro e apoio multidisciplinar para mulheres e seus filhos.

  • A expectativa é beneficiar 90 mulheres até o final de 2025.

Além do patrocínio, a AeC disponibilizará a UniAeC, universidade corporativa de ensino à distância que oferece inúmeros cursos gratuitos em diversas áreas, com destaque para inovação, tecnologia, atendimento ao cliente, diversidade e inclusão, para a capacitação dessas mulheres, com possibilidade de contratação futura, contribuindo, assim, para reinserção no mercado de trabalho.

Sobre a AeC 

  • Presente atualmente, em 13 cidades de 7 Estados brasileiros das regiões Nordeste e Sudeste do país, a AeC possui mais de 54 mil colaboradores e é líder do setor, na entrega de soluções de experiência do cliente e gestão de processos terceirizados.

    Servindo às principais marcas do mercado nacional, recebeu nos quatro últimos anos o título de Empresa do Ano de BPO pela conceituada Frost and Sullivan.

  • Líder também nas práticas de ESG, recebe há nove anos consecutivos o título de Melhor Empresa de Serviços pela Época Negócios 360°.

Com um olhar inovador, o seu diferencial está no modo como integra o cuidado com as pessoas e aplica tecnologia de ponta em seus processos, como inteligência artificial, robotic process automation, serviços em nuvem e ferramentas de analytics e segurança.

Leave a comment