As equipes de comunicação da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e da Rádio Câmara Federal participaram, na manhã desta sexta-feira (dia 17), do programa Painel Eletrônico, jornal matinal que cobre notícias da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional, incluindo debates e votações, e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h (horário de Brasília).

  • A entrevista com a editora de “A Voz do Brasil”, Luciana Vieira, o diretor de comunicação e a gerente de conteúdo da CMJP, Suetoni Souto Maior e Verônica Guerra, foi transmitida direto dos estúdios da Rádio Câmara JP (88.7 MHz).

Em pauta, a gravação de mais uma edição comemorativa de “A Voz do Brasil”, programa de rádio mais antigo do Brasil, que completa 90 anos. A Rádio Câmara de JP foi a quinta emissora a receber ‘A Voz do Brasil Itinerante’, que já passou por Baurú (SP), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e Balneário Camboriú (SC) .

  • No Jornal Câmara dos Deputados, que ocupa os 20 minutos finais do Painel Eletrônico, a apresentadora Ana Raquel Macedo chamou o link com a Rádio Câmara JP, em contado direto com Luciana Vieira, que fez questão de destacar a hospitalidade da equipe pessoense.

“Nós fomos muito bem recebidos aqui, você não tem noção”.

  • “Toda a equipe da Câmara Municipal de João Pessoa está imbuída e comprou esse projeto da Voz do Brasil Itinerante, desde a equipe de limpeza, manutenção, operadores e técnicos, jornalistas, diretores, todos focados para fazer dessa gravação um evento, um momento histórico”.

“É mais um tijolinho dessa longa história que a voz do Brasil tem, de 90 anos”, assinalou.

  • O diretor de comunicação, Suetoni Souto Maior, revelou a satisfação em participar de uma comemoração tão importante.

“Gostaria de dizer que é um grande orgulho fazer parte desse projeto. João Pessoa e a Paraíba têm uma tradição muito forte de rádio, de ouvir rádio. A Voz do Brasil, nos seus 90 anos, tem uma grande importância para nossa população”.

  • “Por conta disso, nós temos projetos que visam, principalmente, tornar o sinal da Rádio Câmara um canal de comunicação com a população, para que a gente estimule a transparência do trabalho dos nossos legisladores, traga também a cultura e traduza para o cidadão o que votado e discutido aqui e como isso impacta na vida das pessoas”, explicou.

Verônica Guerra também externou a empolgação de toda equipe em participar deste momento histórico.

  • “A gente está muito feliz, muito envaidecido, e eu falo pela equipe toda. É uma satisfação estar aqui com vocês comemorando esses 90 anos da Voz do Brasil”.

“Todos nós temos uma memória afetiva da Voz do Brasil – aquela música, O Guarani, na abertura do programa, é uma parte da nossa vida –, nesse programa que democratiza a notícia e que une o país, juntando as pontas de um Brasil imenso, e leva para os ouvintes o que acontece nos três poderes”, arguiu.

  • Ela ainda revelou um novo projeto da Casa, que já está em vias de começar, a Rede Legislativa Metropolitana.

“Essa iniciativa demonstra que a gestão da Casa tem a preocupação de levar informação e fazer da Câmara de João Pessoa a Casa do Povo”.

  • “A Rede Legislativa Metropolitana vai nesse sentido, de traduzir o que acontece nas câmaras municipais. Entendemos o papel da Casa, sempre visando a democracia. A democratização da notícia que é muito necessária, nessa época de fake news”, explicou.

Suetoni ainda lembrou que estudantes foram convidados para acompanhar a gravação da edição comemorativa da Voz do Brasil, para manter essa tradição de ouvir rádio.

  • “A gente trouxe essa turma de estudantes de graduação e pós-graduação para assistirem a gravação do programa A Voz do Brasil. São professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que estão aqui em uma ação de democratização do conhecimento”.

“Essa é a ação que nós escolhemos para comemorar os 90 anos da Voz do Brasil e para levar para a academia a importância da rádio pública, do jornalismo que se faz no setor público. Trazer o estudante para conhecer nosso trabalho de divulgação da informação”, reforçou Verônica Guerra.

Leave a comment