

Seis novos integrantes foram empossados na Academia Guarabirense de Letras e Artes Casa Marisa Alverga (AGLACMA) no último dia 3 de outubro passado, e passaram a compor oficialmente a instituição literária ao lado dos atuais 31 membros efetivos.
- A ação faz parte das comemorações dos quatro anos de fundação da organização, que vem atuando no campo literário do Brejo paraibano desde o ano de 2021, quando foi criação.


O evento também marca os quatro anos da atual diretoria, comandada pelo padre Emiliano Camilo Sobrinho, eleita inicialmente para o biênio 2022–2023 e reconduzida para 2024–2025.
- Recentemente foi publicado o Edital de Convocação para inscrição de chapas para preenchimento de cargos no novo biênio 2026–2027.

A ideia de criação da academia inicialmente nasceu como uma seccional da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina “Casa Alfeu Rabelo” em Guarabira, ainda em 2019, só depois formalizada enquanto entidade própria em 2021.
- A casa organiza-se por meio de reuniões que acontecem sempre na última quarta-feira do mês, com possibilidade de haver reuniões extraordinárias.

Uma das características da academia atualmente é sua capacidade de articular uma série de parcerias, especialmente com outras academias de letras e diversos espaços de literatura do Brejo e outras regiões da Paraíba, como também de outros Estados, como é o caso do vizinho Rio Grande do Norte.
- “Nossa diretoria buscou da melhor forma possível ampliar o alcance do nosso raio de atuação e hoje é uma das academias mais conhecidas e mais respeitadas da Paraíba.”

“Sem contar o trabalho nas redes sociais, onde nós temos mais de 400 academias que seguem a gente, com quem mantemos essa relação de intercâmbio cultural, que tem nos ajudado muito no crescimento e no nosso desenvolvimento enquanto entidade, aqui no Brejo”, explica o Padre Emiliano.
- Entre os pontos altos da academia ao longo de sua atuação, está a realização das Feiras Literárias do Brejo paraibano, que aconteceram em três edições desde 2023, com o objetivo de incentivar o interesse por artes e literatura, indo desde os livros clássicos até os novos lançamentos editoriais.

Estimular o envolvimento dos estudantes da rede pública com a literatura e nas artes também é outro objetivo das Feiras Literárias.
- A terceira edição ocorreu nos últimos dias 7 e 8 de agosto passado, agora em 2025 e trouxe como tema “Pedro Américo e o Classicismo no Brasil”, explorado em atividades como palestras, exposições de artes plásticas, lançamentos de livros e apresentação de trabalhos editoriais.
Na ocasião, seis academias de letras paraibanas e uma do Agreste potiguar, junto com escritores, intelectuais, professores, estudantes e membros da própria comunidade guarabirense, puderam participar dos dois dias de duração do evento.

