O Governador João Azevedo reassumiu nesta quinta-feira, dia 30 de outubro, o comando do Poder Executivo Estadual, após um breve período de férias, quando tirou licença do cargo administrativo para o qual foi reeleito em 2022, sendo substituído interinamente pelo vice-governador Lucas Ribeiro.

  • Logo na chegada, ele já celebrou o início das obras de concretagem na Ilha de Stuart, dentro do projeto de construção da Ponte do Futuro.

“A Ponte do Futuro é mais um símbolo do crescimento que o nosso estado tá vivendo”.

  • “A cada visita dá mais gosto de ver uma obra como essa virando realidade. Vamos seguir avançando e abrindo novos caminhos para a Paraíba”, disse o Governador.

As obras já chegaram na ilha de restinga que existe no meio do percurso de travessia sobre as águas do Rio Paraíba, mas também existem duas frentes de trabalhando avançando no lado Leste, na altura de Intermares, em Cabedelo e outra no lado Oeste, já nos canaviais localizados no município de Santa Rita.

  • O relatório emitido pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), por meio do Consórcio Jampa, responsável pela construção da Ponte do Futuro, liderado pelas construtoras A. Gaspar e a Arteleste, apresentou ao Governador o andamento das atividades já executadas na obra do Complexo Rodoviário Ponte do Futuros, detalhando os serviços realizados e os aspectos técnicos envolvidos.

De acordo com o documento, os trabalhos estão sendo executados conforme o cronograma e dentro dos padrões técnicos exigidos.

A previsão de conclusão é em dezembro de 2026.

  • Atualmente, estão em andamento os trabalhos de fundações de apoios, para garantir a estabilidade estrutural e a resistência necessária; os serviços de mesoestrutura, superestrutura, infraestrutura de apoio, e o desenvolvimento de projetos, estabelecendo os principais elementos estruturais e funcionais da ponte.

O relatório destaca avanço na rodovia de acesso, com serviços de terraplanagem no trecho.

  • De acordo com o gestor do Consórcio Jampa, Igor Girardi:

“Estão sendo realizados os cortes e aterros, conforme o projeto geométrico e de terraplanagem”.

  • O solo está sendo compactado e estabilizado, assegurando a capacidade de suporte, necessária para as camadas futuras de pavimentação. Realizamos a drenagem superficial para evitar erosões e garantir a continuidade dos serviços”, afirmou Igor.

Para permitir o avanço da obra sobre o leito do rio, foi necessária a mobilização de equipamentos de concretagem e elevação, como caminhões betoneira e bombas estacionárias e lança de concreto; de equipamentos náuticos e de carga, como rebocador, guindaste, carreta prancha e balsa; de escavação e terraplenagem, como tratores, motoniveladoras, caminhões pipas, geradores, entre outros.

  • Já o Diretor de Planejamento e Transportes do DER, engenheiro José Arnaldo Souza Lima, explica que o Complexo Rodoviário Ponte do Futuro, tem a função de proporcionar mobilidade urbana de João Pessoa e logística do Porto de Cabedelo.

“A obra está em pleno andamento, e cerca de 20% do cronograma já foi cumprido”.

  • “Trata-se de um projeto muito arrojado, com uma plataforma para atender a sua finalidade pelo prazo de pelo menos 50 anos”.

“Ela tem 4 faixas de tráfego, calçadas, ciclofaixas, acostamentos e iluminação panorâmica, então, será uma ponte bastante moderna, com duas áreas de contemplação”.

  • “É uma obra estruturante, mas também uma obra de grande valia para o turismo da Capital paraibana”, enfatiza José Arnaldo.

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